seminario sobre soja

Páginas: 3 (646 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
A soja desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espéciesde soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. Sua importância na dieta alimentar da antiga civilização chinesa era tal, que a soja, juntamente com o trigo, oarroz, o centeio e o milheto, era considerada um grão sagrado, com direito a cerimoniais ritualísticos na época da semeadura e da colheita.

Apesar de conhecida e explorada no Oriente há mais decinco mil anos (é reconhecida como uma das mais antigas plantas cultivadas do Planeta), o Ocidente ignorou o seu cultivo até a segunda década do século vinte, quando os Estados Unidos (EUA) iniciaram suaexploração comercial (primeiro como forrageira e, posteriormente, como grão). Em 1940, no auge do seu cultivo como forrageira, foram cultivados, nesse país, cerca de dois milhões de hectares com talpropósito.
A partir de 1941, a área cultivada para grãos superou a cultivada para forragem, cujo cultivo declinou rapidamente, até desaparecer em meados dos anos 60, enquanto a área cultivada para aprodução de grãos crescia de forma exponencial, não apenas nos EUA, como também no Brasil e na Argentina, principalmente 
Pragas

Anticarsia gemmatalis, Lagarta-da-soja.  Dentre os insetos queatacam a folha da soja este é o mais comum. A lagarta possui coloração verde, com três listras brancas dispostas longitudinalmente no dorso, com quatro falsas pernas. Em condições de altas infestações ouescassez de alimento torna-se escura. Sua ocorrência é maior entre novembro e março, e seu pico populacional dá-se em janeiro e fevereiro, conforme a região. 

O seu ciclo biológico total é de 33 a34 dias e podem ocorrer quatro a seis gerações anuais. O adulto faz sua postura à tardinha e à noite na parte inferior das folhas e tem coloração verde-clara. 
Danos :
As lagartas atacam as folhas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário
  • conclusão sobre soja
  • Trabalho sobre soja
  • Mitos e verdades sobre a soja
  • seminario sobre Wallom
  • Resumo sobre o seminário de semiótica
  • Seminário Sobre o Aborto
  • Seminário sobre os Indios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!