Seminario sobre Kunh e Jeffrey

332 palavras 2 páginas
Jeffrey Alexander caracteriza as ciências sociais dentro da concepção kuniana de ciência. Como o autor classifica as ciências sociais e qual a justificativa que apresenta para tal classificação?
Jeffrey Alexander classifica as ciências sociais como “disciplinas discursivas”. O autor diz que “argumentos discursivos, e os critérios racionais por eles implicados, são apenas subjetivamente cogentes. Eles são aceitos por razões que independem de testes empíricos convencionais. O que equivale a dizer que a ciência social se desenvolve dentro de escolas e tradições. E seu fluxo lembra mais o movimento de uma conversa que os passos de uma demonstração racional” (ALEXANDER, 1986:12). Sendo assim a aceitação de um argumento pouco tem haver com a sua capacidade empírica de “representar dados condizentes com a realidade empírica”, mas sim na coerência de um discurso dentro de um determinado quadro de limites argumentativos socialmente aceitos dentro do campo científico.

Uma observação pode ser explicada de varias formas dependendo do seu observador e de como ele observa, ou seja, não há uma verdade absoluta dentro da ciência. Entra então uma comparação com Thomas Kuhn que mostra que a cada geração a ciência se renova e que um paradigma quando se torna refutável, surge uma crise que se aprofunda quando aparece um paradigma rival, o paradigma anterior pode perder a confiança de seus próprios proponentes e então dar inicio a revolução. Vale lembrar que nem por isso ele pode ser considerado um mito ou menos cientifico que o novo, pois em certo tempo ele foi de grande importância.

Bibliografia:

ALEXANDER, Jeffrey C. O Novo movimento teórico In: RBCS n.4 vol.2., ANPOCS,1987.
CHALMERS, A. F., O que é ciência afinal? , São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas, São Paulo: Perspectivas, 1987
REVISTA ENSAIOS – n.2, v.1, ano 2, 1º semestre de 2009

Relacionados

  • Resolu O CONEP BCT BACHAREL EM CIENCIA E TECNOLOGIA UFSJ
    12599 palavras | 51 páginas