SEMINARIO INTRODU O A PSICOPATOLOGIA DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR

503 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE PSICOLOGIA

LORRAYNE FERNANDES
MARINA COSTA
SEJAINE RODRIGUES
VANESSA TAVARES

A PSICOPATOLOGIA DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR
INTRODUÇÃO

Goiânia
2015
LORRAYNE FERNANDES
MARINA COSTA
SEJAINE RODRIGUES
VANESSA TAVARES

A PSICOPATOLOGIA DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR
Projeto apresentado à Disciplina de Processos Psicológicos do curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão do curso.

Orientador: Prof.ª Analucy
Mestre em Educação

Goiânia
2015
O Transtorno Bipolar Afetivo é uma doença mental caracterizada por alterações de humor inesperada de mania e de depressão, condições que provocam perdas importantes na vida do paciente, pois torna dificultoso tanto seu convívio social quanto a sua produção escolar ou laboral. Diferente do que pensa o senso comum, o transtorno bipolar não se trata de mudanças no humor durante o dia a dia, mas sim na alternância de fases que podem durar dias, semanas e até meses para se manifestar.
A fase maníaca, geralmente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratada pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo ser expresso em uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da autoestima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas.
Consequentemente a fase depressiva é o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a autoestima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As ideias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável.
Existe uma classificação que divide o Transtorno Bipolar em dois tipos

Relacionados