Seminario de marketing politico

Páginas: 21 (5041 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
MARKETING GLOBAL















Talita Gabaldi
















São Caetano do Sul, 16 de setembro de 2009

















SEMINÁRIO
MARKETING POLÍTICO




























São Caetano do Sul, 16 de setembro de 2009



INTRODUÇÃO





O objetivoprincipal deste seminário é a oportunidade de compreender as particularidades do Marketing, integrando à disciplina de Marketing Institucional, dentro da esfera de Marketing Político, podendo assim explanar os diversos temas que dele compõem tais como Marketing Eleitoral, Marketing Partidário, Marketing Governamental, Esfera Privada e Pública agregando conhecimento nesta área impar do Marketing,que é de grande importância para um país de regimento democrático como o Brasil.































1. Marketing Político
Em campanha eleitoral cada candidato procura convencer o eleitor de que merece seu voto. É um assédio intenso, feito com os recursos mais eficientes do Marketing Político. A propósito esse Marketing é politicamente correto?
Penseum pouco e tire sua conclusão. Procure lembrar-se de um ano em que não tivemos eleições. Você percebeu algum trabalho sério, consistente e continuado de Marketing Político ser desenvolvido em período não eleitoral? Afinal esse é um trabalho que deve ser realizado constantemente para conscientizar a população sobre a importância dos valores e programas que os partidos defendem.
É bem provável quevocê não tenha percebido qualquer iniciativa no gênero. Nem poderia ser diferente. Marketing Político, entre nós é sinônimo de Marketing Eleitoral, uma atividade com objetivos imediatistas de colocar candidatos em posições decisivas do Poder Público.


2. Marketing Político na Espera Pública
A abordagem das aplicações do Marketing Institucional na área política deve ser antecedida de algunsesclarecimentos sobre a expressão do Marketing Político, que é quase sempre empregada como sinônimo de Marketing Eleitoral e relacionada com a disputa de cargos públicos. Alguns especialistas mais esclarecidos ressaltam devidamente essa distinção, alertando que o Marketing Eleitoral constitui, na verdade, um “momento especial no Marketing Político”, quando uma pessoa – o Candidato – que representaum conjunto de idéias ou um grupo social procura obter legitimidade e o direito a um cargo público por meio de obtenção de votos nas urnas.
O Marketing Político é, entretanto, um campo institucional muito mais amplo. Não se restringe à esfera pública, ao setor que gravita em torno do poder público (dos órgãos governamentais). Pode acontecer no seio de uma associação, um sindicato ou uma igreja.Aplica-se assim também aos setores da sociedade que gravitam em torno do poder nas organizações não governamentais (ONGs). Estas podem fundar-se em interesses corporativos, aí enquandrando-se os sindicatos e associações de classe; em interesses patrimoniais, como no caso dos condomínios e consórcios; em interesses sociais (clubes de servir), recreativos (grêmios esportivos).
Para ter acessoao poder público numa sociedade democrática, as forças sociais se organizam em agremiações políticas (Partidos), que buscam assumir o Governo, detendo posições de controle ou comando nos vários centros decisórios do Executivo e do Legislativo.
A Conquista do Poder. A base é o partido, que procura conscientizar a Opinião Pública sobre os seus valores e propagandas de atuação política, por meio deações específicas de marketing que podemos denominar Marketing Partidário.
O Marketing Eleitoral é um conjunto de ações mercadológicas específicas dentro do trabalho de Partido, o momento em que se busca conquistar o número necessário de votos para eleger um candidato ao cargo disputado. O Marketing Eleitoral se insere no mesmo contexto de Marketing Partidário, uma vez que os candidatos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing Político
  • Marketing político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!