Semina Rio III IED

306 palavras 2 páginas
Seminário III

Maurício Bueno ND1

Definição de Virtudes Cardeais: As Virtudes Cardeais são virtudes que, para a Igreja Católica, são como que as virtudes centrais, as virtudes principais. São elas: a prudência (originalmente “sapientia” que em latim significa conhecimento ou sabedoria), Dispõe da razão para diferenciar o bem do mal e alcançar o bem da melhor maneira possível. A justiça, que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido; A fortaleza (ou Força) que se baseia na firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem; E a temperança (ou Moderação) que modera a inlfuência dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio, sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres.

Definição de justiça distributiva: Justiça distributiva consiste na distribuição justa, equitativa e apropriada na sociedade de befícios e responsabilidades diversas tais como a propriedade, os recursos, os impostos, os privilégios, e as oportunidades. As várias instituições públicas e privadas são envolvidas, incluindo o governo e o sistema de saúde. O termo justiça distributiva é usado às vezes amplamente para se referir à distribuição de todos os direitos e responsabilidades na sociedade.
Exemplo de justiça distributiva: Um modelo de justiça distributiva que vê-se cotidianamente é o da distribuição de serviços pelo Estado, tais como hospitais, escolas e estradas, dentre outros. A justiça distributiva confere a todos a obrigatoriedade de uma participação na produção do bem social comum, da mesma forma que um médico deve atuar na rede de saúde pública, um engenheiro deve exercer sua função em determinadas áreas para que a funcionalidade da sociedade se mantenha. Exercendo suas respectivas funções, tanto o médico quanto o engenheiro deverão ter acesso a hospitais, escolas e outros serviços de caráter público fornecidos de acordo com a necessidade de cada um.

Relacionados

  • trajetoria recente do desenvolvimento
    199504 palavras | 799 páginas