Semin RioooO Apresenta O

1961 palavras 8 páginas
Universidade Federal da Fronteira Sul – campus
Cerro Largo

MECANISMO DO VOO DAS AVES

Acadêmicas: Andressa Henz, Ísis de Vlieger,
Sirlei Hentges
Componente Curricular: Biofísica

Dinâmica do movimento aéreo
Diferentemente da água, o ar oferece pouco suporte para flutuação, de modo que todos os voadores devem superar a gravidade utilizando os princípios da elevação aerodinâmica.

Aerodinâmica é a ciência que estuda o comportamento dos corpos ao passar por um determinado fluido, como o próprio ar e outros gases.

 Embora os efeitos do atrito aumentem com a velocidade, há menos necessidade para a aerodinâmica entre as aves do que entre os peixes por causa da baixa densidade do ar.

 Assim, graças às forças de atrito relativamente mais baixas desenvolvidas, as aves podem atingir velocidades muito maiores que os peixes.

Quais as adaptações das aves relacionadas a sua capacidade de voo?

 A produção de força propulsiva, que faz com que a ave se desloque para a frente e se eleve, mantendo-a no alto, exerce esses efeitos simultaneamente durante o movimento da ave de abaixar a asa.

 Os componentes da propulsão ascendente e para frente superam o peso da ave e o atrito, respectivamente. O impulso para baixo da asa de uma ave desenvolve forças em várias direções; O atrito induzido iguala-se ao atrito produzido em consequência da elevação. O impulso induzido é complementar ao atrito induzido.

 As formas do corpo dos peixes e das aves demonstram as grandes diferenças que existem entre as propriedades físicas da água e do ar bem como a divergência biológica que resulta da adaptação a esses meios desiguais.

Curiosidade:
 Como as forças de atrito são muito mais elevadas na água do que no ar, somente animais de tamanho médio a grande podem deslizar sob a água.

 Quando uma ave está planando, suas asas alongadas e estendidas que tomam a forma de um aerofólio produzem excelente ascensão; mas, se a ave estivesse na água, elas obviamente gerariam muito atrito.

Relacionados