Semin Rioo

671 palavras 3 páginas
Curso- Gestão Ambiental –
Membros –
Tutor –

Poço Verde e seus Possíveis
Problemas Ambientais.

POÇO VERDE E SEUS POSSÍVEIS PROBLEMAS
AMBIENTAIS- OUROLÂNDIA BAHIA

APRESENTAÇÃO
O Município de Ourolândia-BA está localizada a 390 km da capital Salvador, as margens da
BR
324.
Sua
população estimada é de 17.000 mil habitantes. Assim como acontece nas demais cidades do Piemonte da Chapada Diamantina, os moradores de Ourolândia têm consciência das belezas naturais da região e recebem com simpatia os turistas adeptos do ecoturismo.
 Um de seus ponto turístico é o
Poço Verde, com suas águas transparentes, que guarda um grande mistério.


HISTORIA DO POÇO VERDE


Segundo Elidio Freire de Melo ex. prefeito do município, o surgimento do poço verde ocorreu quando um vaqueiro a procura de seus bois no meio da caatinga se deparou com os paredões de pedra e caiu de cima para baixo com seu cavalo, o cachorro que acompanhava o vaqueiro acabou retornando a fazenda e os outros moradores estranharam a atitude do cachorro que saíram a procurando o vaqueiro, o cachorro conduziu os moradores até o local e assim foi descoberto o poço verde, poço verde nome dado por conta de suas águas verdeadas.

O poço verde abastece o município de Ourolândia com cerca de 17 mil habitantes, água que passa por um tratamento químico da EMBASA que se transforma em água potável .

O Poço Verde fica a 6 Km na estrada que liga Ourlândia a Tabua município de Várzea Nova.
Com a água utilizado para abastecimento da cidade, o
Poço Verde sofre com rebaixamento do nível de água.
Como sua área de preservação Natural o banho tornouse proibido e a visita deve ser guiada, toda a área do entorno foi fechada impossibilitando acesso irrestrito.

Os impactos ambientais, como: ocupação do solo indevida, uso indiscriminado da água,desmatamento de matas ciliares, sedimentação, assoreamento, desvios de cursos d’água, erosão, salinização, contaminação, impermeabilização, compactação, diminuição da matéria orgânica

Relacionados