SEMIN RIO TMC

945 palavras 4 páginas
Obtenção dos metais e suas consequências

Os metais não são extraídos da natureza na forma que os utilizamos.
Os metais são obtidos a partir de minérios que constituem as minas e os depósitos naturais.

Quartzo

Sabe-se que há muito tempo atrás o homem percebeu a existência dos metais e começou a aproveitá-los na elaboração de objetos e ferramentas de uso geral.As suas obtenções devem ter ocorrido por acaso.

Com o passar do tempo, o homem procurou entender por que as reações ocorriam, quais materiais poderiam ser utilizados e como otimizar este processo. Metais cada vez mais puros e diferentes foram sendo obtidos. Eles se tornaram uma moeda de troca e de importância crescente, a ponto de nomearem uma das fases da evolução da humanidade: a idade do bronze, que é uma liga metálica constituída de cobre e estanho, dois metais de fácil extração a partir de certos minerais.

Fica a pergunta: como se dá a extração desses metais e como se daria a de outros, dentre eles, por exemplo, o ferro, o zinco, o alumínio, o níquel e o titânio?

• Os metais provém de seus

Magnetita

minérios,esta etapa de separação do mineral de interesse dos demais minerais, conhecida como
“processos de concentração”, é implementada a partir de procedimentos industriais de caráter físico.

exemplos de obtenção de alguns metais:
FERRO
O ferro é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, porem não é encontrado na sua forma de metal isolado. Os minérios mais comum onde é encontrado são: hematita (Fe2O3), magnetita
(Fe3O4), siderita (FeCO3) e pirita (FeS2).
A siderurgia é o ramo que estuda a obtenção de ferro e aço, o ferro é separado através do aquecimento, em alto-forno, da hematita, que é o minério mais usado, dando forma ao ferro gusa, como a figura abaixo. O funcionamento do alto-forno seria da seguinte forma: O ferro puro não é encontrado facilmente no nosso dia a dia, porem ele é muito utilizado para produzir liga metálica, devido ao seu baixo custo e abundancia na natureza.

Relacionados

  • diretriz tuberculose 2009
    18616 palavras | 75 páginas
  • F52f6e82 5c44 42f1 8856 4c18a2c203a9 1
    181348 palavras | 726 páginas
  • 1400273743896
    119971 palavras | 480 páginas