Semin rio Tem tico I 2 Bimestre

595 palavras 3 páginas
SEMINÁRIO TEMÁTICO I
Trabalho de Pesquisa I – TP 1(2015-1)

Aluna(s): Simone Cruz da Silva – Mat. 14213110364 Priscila de Freitas Souza – Mat. 14213110206
Pólo: Belford Roxo

Etapa A

1 – O maior conflito existente em torno do Sistema Único de Saúde se dá através da aplicabilidade correta e eficaz nos recursos destinados a saúde, desde a criação do Sistema Único de Saúde – SUS, existem impasses até hoje não pacificados, cuja consequência são total e exclusivamente voltados a grande população que acreditava em um atendimento humano e digno, que infelizmente não ocorreu, apesar de todas as ações criadas, como a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira – CPMF, cujo objetivo inicial e exclusivo era investimento na saúde pública, o que com o passar do tempo se perdeu, ocasionando a mobilização de diversos setores para sua extinção.
2 – O trecho do texto “dependência da eficácia da política de saúde a sua integração com outras políticas setoriais e macroeconômicas, bem como com as aspirações reveladas pela participação da sociedade em torno do que entende ser o seu direito de acesso a um bem coletivo”, significa que o alcance do sucesso no setor da Saúde, é objeto de decisão política, cujo maior objetivo seria o bem estar individual e o coletivo, porém, ter êxito nessa empreitada é dificultoso, devido as restrições impostas pelos objetivos da política fiscal. O sucesso de qualquer decisão política pública é focada na eficiência e eficácia de sua implementação.
3 – A forma que se deu o processo de criação do SUS, foi através de política social, com anseio da implantação de um “Estado de bem estar”, cuja base para esse objetivo era através da política pública de caráter universalista e redistributiva. Teve como princípios norteadores a universalidade, a equidade, a integralidade e a participação da sociedade, bem como a descentralização político administrativa, que deu poderes em separado a União, Estados e Municípios. Apesar do papel da

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas