Semin rio Sobre DVA

4498 palavras 18 páginas
FACULDADES ALTO IGUAÇU – FAI
MAURICIO PROVIN
GABRIEL SILVA
OELITTON VIAU
RICARDO GONÇALVES

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

LARANJEIRAS DO SUL
2014

MAURICIO PROVIN
GABRIEL SILVA
OELITTON VIAU
RICARDO GONÇALVES

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

Trabalho à ser entregue na disciplina de Contabilidade
Intermediaria II, para obtenção de nota.
Professor(a): Pedro Vilmar Beck
Junior

LARANJEIRAS DO SUL
2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará sobre a Demonstração Do Valor Adicionado
(DVA), descrevendo sobre os aspectos históricos, conceito, objetivos, importância e sua estrutura, esclarecendo brevemente sobre esse até pouco tempo novo demonstrativo utilizado no Brasil, mas que já era utilizado em outros países.
Tendo em vista que a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é uma forma de analisar e evidenciar o desempenho econômico e social de uma entidade. A DVA é um demonstrativo novo no Brasil comparando com os já existentes, em outros países a sua elaboração é obrigatória.
Mas com a lei 11.638 em 2007 foi aprovada que dentre seus dispositivos coloca a Demonstração do Valor Adicionado como obrigatória para as companhias abertas, isso vem demonstrar a grande importância que tem esse demonstrativo melhorando a prestação de contas das ações das entidades no campo ambiental e social. Com a DVA passando a ser obrigatória os profissionais da área contábil devem estar atualizados e atentos para que não tenham dificuldades de implantar esse demonstrativo nas empresas.
A DVA vem para dar uma nova visão, tanto na parte social como também na parte financeira, através dela podem surgir novos dados os quais vão contribuir para o crescimento da economia do país.

.

HISTÓRIA

A DVA teve sua origem segundo Cunha e Ribeiro (2003), na Europa, mas encontra-se referência no Tesouro Americano no século XVIII. Seu desenvolvimento na Europa deu-se de uma forma urgente. O motivo para essa urgência era a adoção do Imposto Sobre o Valor Agregado. A partir dos anos 70 no

Relacionados