Semin Rio Psicologia Transpessoal

908 palavras 4 páginas
Stanislav Grof é um psiquiatra com mais de 40 anos de experiência em pesquisa dos estados incomuns de consciência e seus potenciais curativos. Ele é também um dos fundadores e principais teóricos da Psicologia Transpessoal. É fundador da ITA (International Transpersonal Association), da qual é hoje presidente. É professor de Psicologia no programa de doutorado no Califórnia Institute os Integral Studies (CIIS), em São Francisco, e dá conferências e seminários pelo mundo.
Em 2008, ele publicou um artigo na edição 27 do International Journal of Transpersonal Studies, onde conta a história da psicologia transpessoal.
Durante meados do século XX havia um grande descontentamento com as escolas de pensamento Behaviorista e Freudiana nos EUA, muito em função do baixo retorno às questões sociais frente ao reducionismo dessas abordagens clássicas da Psicologia.
Maslow era um dos principais críticos, que enfatizava que: o Behaviorismo, ao estudar o comportamento humano, pelo comparativo ao comportamento animal, era incapaz de contemplar a complexidade da mente humana, destacando a necessidade de que, além do comportamento, a consciência precisava ser estudada. Já a Psicanálise era excessivamente centrada nos aspectos sexuais e patológicos da natureza humana.
A proposta foi muito bem aceita por um grande número de psicólogos.
Um aspecto importante de revolução terapêutica da época foi a ideia de interconexão entre a psique e o corpo, superando o tabu do contato físico. Assim, diversas formas de trabalho corporal passaram a ser parte de novas formas de tratamento. Podemos exemplificar com a Gestalt de Perls e a bioenergia de Lowen.
Com o tempo Maslow e Sutich perceberam que deixaram de fora de sua teoria humanista a dimensão espiritual da psique humana.
Em 1967 um grupo de trabalho formado por Maslow, Suitch, Grof, James Fadiman, Miles Vich e Sonya Marguiles teria o objetivo de criar uma nova escola da psicologia que compreenderia todo o espectro da experiência humana,

Relacionados

  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas