SEMIN RIO GOVERNAN A DE TI

3566 palavras 15 páginas
GOVERNANÇA EM TI
Estudo de caso da empresa CTBC em Uberlândia-MG

Marco Túlio Assis Gondim
Rogério Alves Ferreira
Túlio Gustavo Ottoni
Vinícius Santana Silva

RESUMO
A obtenção de uma vantagem competitiva para uma organização é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Há varias maneiras das empresas fortalecerem a sua competitividade. Sabe-se que atualmente a tecnologia da informação é um dos principais ativos das organizações, sendo utilizada na realização de boa parte das operações de muitas delas. Essa tem causado grande impacto nos negócios, não se restringindo somente a tomada de decisões na área tecnológica, e sim envolvida com a gestão do negócio, como um todo. É nesse contexto que desponta a Governança de TI, tendo como finalidade auxiliar a organização a garantir, com a ajuda de mecanismos, que os investimentos realizados em TI estejam agregando valor aos negócios. A finalidade deste estudo é identificar e analisar o nível de Governança de TI em uma empresa de telecomunicações, bem como seus principais benefícios na gestão.

Palavras chave: Governança em TI; tecnologia de informação; estratégia.

1. INTRODUÇÃO

A competitividade de uma organização é um fator determinante para o seu sucesso em um mercado de acirrada concorrência. Há várias maneiras das empresas se fortalecerem e incrementar sua competitividade.
Este trabalho irá discutir a Governança em Tecnologia da Informação como fator de grande importância na construção de uma vantagem competitiva. Sabe-se que nesta gestão têm-se como objetivos:
Alinhamento com o negócio;
Definição e monitoramento de metas associado à TI;
Gerenciamento dos riscos associados em TI para realização da estratégia; do cumprimento destas metas;
Gerenciamento dos recursos de TI para garantir que todos recursos estão sendo usados em benefício da realização das metas, e conseqüentemente da estratégia de TI.
Para uma melhor compreensão do uso desta ferramenta de gestão foi realizado um estudo com o objetivo

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas