Semin rio de biof sica

404 palavras 2 páginas
Seminário de biofísica
Câncer provocado por radiação ionizante

Introdução
Este trabalho por objetivo expor as causas e complicações dos cânceres causados pela exposição à radiação ionizante. O que são radiações?
São
ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam em alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria.
As
radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microndas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. O que são radiações ionizantes?
As radiações são denominada de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões.

Efeitos das radiações ionizantes no homem
Efeitos biológicos: minutos-anos, é a resposta natural do organismo a um agente agressor, não constitui necessariamente em doença. Ex: redução de leucócitos.
Efeitos
orgânicos: são doenças. Incapacidade de recuperação do organismo devido à frequência ou quantidade dos efeitos biológicos. Ex: catarata, câncer, leucemia.

Efeitos imediatos e tardios
Efeitos imediatos: Ocorrem dentro de poucas horas até algumas semanas após a irradiação. Ex.: Radiodermite ( inflamação cutânea resultante da ação de radiação ionizante) e queimaduras. Efeitos tardios: Ocorrem muito tempo (anos ou décadas) após irradiação.
Ex.:
Câncer e leucemia.
Obs.: É por isso que os técnicos em radiologia devem usar detectores. Não se poderia esperar os sintomas clínicos aparecerem, pois estes podem ser tardios, como o câncer.

O que câncer?
Câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos e órgãos e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase.

O que é

Relacionados

  • Semin Rio De Biof Sica
    579 palavras | 3 páginas
  • Semin Rio De Biof Sica Original
    2020 palavras | 9 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas