Semin rio Bumba Meu Boi

1230 palavras 5 páginas
Bumba
Meu Boi
Gustavo Munhoz N°15
Izabella Souza N°17
Leticia Silva

N°23

Lucas Henrique N°24
Rafaela Gorgueira N°34

História
Manifestações culturais e religiosas em torno da figura do boi existiram em diversas culturas antigas pelo mundo. A festa do bumba meu boi surgiu no nordeste do país.
Sobre o surgimento dessa festa, foram criadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico. Uma dessas lendas em torno de seu surgimento diz que essa festa surgiu no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado.
Porém, o único fato conhecidamente certo sobre a história do surgimento dessa festa é o de um episódio ocorrido no período da dominação holandesa no estado de Pernambuco, mais precisamente em Recife.
Esse acontecimento é denominado de episódio do Boi voador. e que, a partir daí, teria evoluído para uma lenda com uma história mais elaborada tal como é hoje.
Seu primeiro registro ocorre num jornal do Recife, no ano de 1840.
Mas é no Estado do Maranhão que o bumba meu boi tem sido mais valorizado em todo o nordeste e, dali, passou a ser exportado para o Estado do Amazonas com o nome de boi-bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão conhecer o famoso Festival Folcloríco realizado desde 1965. Também trazido do Maranhão para a nossa capital Brasília pelo Seu Teodoro que na atualidade existe o Boi do seu
Teodoro.Seus filhos ainda cuidam das festas do bumba meu boi principalmente sua filha Tamatatíua que escreve músicas para a festa da capital.

Personagens
O Capitão é o comandante do espetáculo. Há também Mateus e Catirina, personagens bastante conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma cômica. Existem vários personagens e variam bastante entre os diferentes grupos, mas os principais são os seguintes:
•Amo: representa o papel do dono da fazenda, comanda o grupo com auxílio de um apito e um maracá (maracá do amo) canta as

Relacionados

  • resenha critica
    22186 palavras | 89 páginas