Semin Rio Bettina Ried

1241 palavras 5 páginas
A HISTÓRIA DA GINÁSTICA OLÍMPICA
Nomes: Marina Nerone de Araujo R.A: 15007
Luana Barbosa Cruz R.A:
Prof. Bettina Ried
A Ginástica Olímpica é um esporte belo e que emociona por seu conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos em que é necessário à graça e o domínio do corpo aliada a força, a agilidade e a elasticidade.
HISTÓRIA
A ginástica iniciou sua ramificação e evolução partir de influências chinesas e indianas, porém, não há uma data que comprove com exatidão sua origem como prática sistematizadora de Exercícios Físicos. Os historiadores afirmam que foi nas culturas da Índia e China no ano 3.000 ou mais A.C onde já se praticavam certos exercícios corporais como método de reabilitação dos doentes e na preparação física dos guerreiros do reino (NISTA, 1985).
De acordo com Publio (1998), foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo, os gregos começaram cultivar a ginástica, que com eles transcendeu os limites do físico, alcançando um alto grau de espiritualidade e sentido coletivo, de tal maneira que durante os jogos olímpicos gregos (776 A.C), todos os conflitos bélicos eram suspensos. Coube aos gregos ainda no século XI a construção dos ginásios para a prática da ginástica.
Segundo NISTA (1985), depois da abolição dos jogos olímpicos no ano de 394 D.C e o desenvolvimento da ginástica sofre um grande golpe e consequente decadência. No século XVI que a ginástica da antiga civilização grega retornou seu prestígio através dos franceses François Rabelais (1439-1533) Michael de Montaigne (1530-1606) além do italiano Jerônimo Mercurialis (1530-1606) autor da obra, “De Arte Ginástica”, o qual trás preciosas informações sobre a história dos gregos e romanos e suas ideias de melhorar o vigor físico e a saúde.
No século XVIII, a ginástica alcançou altos graus de importância, passando a ser recomendada por parte

Relacionados