Seminário

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
1) Em sua opinião quais são os grupos sociais menos favorecidos pela legislação vigente?
Na minha opinião a A QUALIDADE DO ENSINO DISPENSADO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS afeta todos os grupos sociaismencionados, mas o mais atingido como mostra o texto abaixo é o Distribuição de rendas, ou seja desigualdade social.
Até o início dos anos sessenta, a educação pública no Brasil era considerada de boaqualidade e reservada apenas a uma pequena minoria privilegiada. No entanto, com o processo de democratização do ensino, que abriu as portas das escolas públicas para toda a população, e com aintrodução da obrigatoriedade da escolaridade de oito anos, na década de setenta, o país passou por uma massificação no acesso ao ensino fundamental. A partir desse momento, a qualidade da educação públicano país começou a cair vertiginosamente, ou seja, o Estado possibilitou o acesso da população ao sistema de ensino, mas não garantiu a qualidade deste. A esse respeito, Haddad (2007, p. 31) afirmaque: “os avanços na oferta de escolaridade dos brasileiros não alteraram o quadro das desigualdades na educação”. Acordando com a afirmação de Haddad, Libâneo observa que as políticas de universalizaçãodo acesso vêm em prejuízo da qualidade do ensino, pois enquanto se apregoam índices de acesso à escola, agravam-se as desigualdades sociais do acesso ao saber, inclusive dentro da escola, devido aoimpacto dos fatores intraescolares na aprendizagem (LIBÂNEO, 2010, p. 10).
Assim, conforme o 4º Relatório de Observação do CEDES (2011, p. 15), “a depreciação da qualidade de ensino decorrente, dentreoutros fatores, da rápida ampliação da oferta de vagas, trouxe como consequência o fortalecimento do modelo educacional privado, destino de estudantes economicamente mais favorecidos”.
Ademocratização do ensino transformou as escolas públicas brasileiras em escola das
“faltas”: falta professor, faltam materiais didáticos adequados, faltam salas de aula, falta merenda, falta acessibilidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário
  • seminario
  • Seminário
  • seminario
  • Seminário
  • seminarios
  • seminario
  • Seminario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!