Seminário O Cortiço

Páginas: 10 (2339 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Contexto histórico do Naturalismo

1870: Surgimento da literatura naturalista na França com a publicação do livro Germinal de Émile Zola;
1871: Nietzsche publica sua primeira grande obra A Origem da Tragédia;
1876: Graham Bell registra a patente do telefone;
1876-1879: Thomas Edison inventa o fonógrafo e a lâmpada elétrica;
1881: Início do Naturalismo brasileiro com a publicação do livro OMulato de Aluísio de Azevedo;
1884: Início da Conferência de Berlim, discutindo a partilha da África pelas potências europeias;
1885: Pasteur aplica a vacina antirrábica em um ser humano;
1888: Abolição da escravatura no Brasil;
1889: Proclamação da República no Brasil.
1890: Ultimato da Inglaterra a Portugal exigindo a retirada das forças militares de um território na fronteira ocidental deMoçambique reclamado por ambas as partes, provocando uma crise em Portugal, que iniciava o princípio do fim da monarquia.
1893 a 1895: Revolução Federalista – em que ocorreram batalhas geradas pela instabilidade política provocada pelos federalistas que pretendiam “ libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos”.
1896 a 1897: Guerra de Canudos – confronto entre o Exércitobrasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro.


Características gerais

O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. É uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva.
Aqui no Brasil, os escritoresnaturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana (patológicos) e, por causa disso, outros fatos importantes da nossa história como a Abolição da Escravatura e a República foram deixados de lado.
Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. Escreviam sobre o instinto fisiológico e natural, retratando a agressividade, a violência e o erotismo comoelementos que simplesmente fazem parte da personalidade do ser humano. Para eles, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.
A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social emque vive. Também possui forte influência do Evolucionismo de Charles Darwin. O Homem é retratado por uma visão Animalizada, ou seja, não há o psicológico (tão característico do Realismo) e sim os Instintos, o Macho e a Fêmea. A linguagem era simples, porém as descrições eram bastante minuciosas. Havia a preferência por temas polêmicos, como homossexualismo, crimes, adultério, miséria, problemassociais, desejos sexuais etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.


Características do período na obra

O Dono doCortiço – João Romão, português ambicioso, ajunta dinheiro por penosos sacrifícios, compra uma venda e algumas casinhas (mais à frente da narração compra mais casas – o cortiço- e a pedreira). Mora junto com Bertoleza, escrava fugida, trabalhadeira que possuía uma quitanda e economias para comprar a carta de alforria. João Romão falsifica a carta de alforria e vive com Bertoleza que é exploradaconstantemente pelo companheiro – comem das sobras da venda, andam de roupas pobres e gastas e vivem sem luxo algum.
Com o tempo entre seus bens está um grande cortiço (personagem chave da estória) e ambiciona agora o respeito e posição social do vizinho Miranda (no princípio não se dão bem, mas chegam a se unir e João almeja casar-se com sua filha Zulmira).
No Cortiço moram os mais variados tipos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o cortiço
  • O Cortiço
  • cortiço
  • o cortiço
  • O cortiço
  • O cortiço
  • O cortiço
  • o cortiço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!