Seminário d robótica

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Seminário: Utilização de robôs na automação industrial

Os robôs foram introduzidos inicialmente na indústria automobilística, a partir da década de 60, sendo constituídos de dispositivos manipuladores programáveis e multifuncionais, projetados para manipular materiais e efetuar movimentos controlados de forma a executar tarefas repetitivas ou que exigiam esforços extremos tais como transporte,soldagem e pintura em veículos. Hoje os robôs são utilizados nos mais diversos processos de fabricação industrial e apresentam capacidade de executar tarefas com eficiência e precisão. Além isso, eles incorporam dispositivos sensoriais, tornando-se capazes de tomar decisões, executar tarefas com precisão e ainda interagir com o ser humano. Em alguns setores, o uso de robôs nas indústrias équestão de sobrevivência. Afinal, em tempos de globalização, com a concorrência cada vez mais acirrada, e com a queda no preço dos robôs, a sua utilização é bastante vantajosa e garante, na maioria dos casos, um aumento de produtividade com menor custo e maior qualidade. Ademais, o sucesso que as empresas e países usuários de robôs vem obtendo é alto. No Japão, por exemplo, conseguiu-se quadruplicar aprodução de automóveis em dez anos, mantendo praticamente a mesma força de trabalho.


Robô industrial
Um robô industrial é oficialmente definido pela ISO como um "manipulador multipropósito controlado automaticamente, reprogramável, programável em três ou mais eixos". O campo da robótica industrial pode ser definido como o estudo, desenvolvimento e uso de sistemas robóticos para a manufatura(uma definição de alto-nível baseada na definição anterior de robô).As aplicações típicas dos robôs industriais incluem fundição, pintura, soldagem, montagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, e realização de teste, tudo realizado com uma precisão, velocidade, e robustez relativamente elevadas.
Tipos de robôs industriais
As configurações de robôs utilizadas mais comumente na automaçãoindustrial incluem os robôs articulados (o tipo mais comum), os robôs SCARA, e os robôs cartesianos (também conhecidos como robôs x-y-z). No contexto da robótica geral, a maior parte dos robôs industriais seria categorizada como braços robóticos ( inerente no uso da palavra "manipulador" mencionada na definição da ISO). Os robôs industriais possuem diferentes níveis de autonomia. Alguns robôs sãoprogramados para realizarem ações repetidamente sem nenhuma variação, com um nível elevado de precisão. Estas ações são determinadas por rotinas pré-programadas que especificam a direção, aceleração, velocidade e distância de uma série de movimentos coordenados. Outros são mais flexíveis com relação à orientação do objeto em que trabalham ou com o trabalho que realizam sobre o objeto, o qual podeeventualmente ser identificado pelo robô. Por exemplo, para uma orientação mais precisa, os robôs geralmente contém câmeras, ligadas a computadores ou controladores. A inteligência artificial, e suas variações, possui uma importância crescente nos robôs industriais modernos. E os ganhos são claros em termos de aumento de produtividade, qualidade dos produtos e segurança dos trabalhadores. Taisvantagens são capazes de reposicionar uma empresa perante a concorrência, e por isso as fabricantes do setor estão se organizando com o objetivo de educar os clientes sob o argumento das dez razões para se investir em robôs:
1 Reduzir custos operacionais
A utilização de robôs permite a redução de custos diretos e indiretos, fazendo grande diferença na competitividade da empresa no mercado. Aredução de energia é um exemplo. Sem requerimento mínimo de energia ou níveis de aquecimento, os robôs oferecem grande redução de custos nas contas elétricas. Os robôs também podem eliminar custos desnecessários com trabalhos manuais, garantindo bons níveis de saúde e segurança no trabalho.
2 Melhorar a produtividade, qualidade e constância
Através dos robôs é possível produzir com maior constância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário sobre robótica móvel
  • Seminário e Workshop T&D 2º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
  • Robótica
  • robotica
  • Robotica
  • ROBÔTICA
  • robotica
  • Robótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!