Seminário Sobre o Aborto

Páginas: 11 (2640 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
TRABALHO FEITO PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS
COMPILAÇÃO DE INFORMAÇÕES PINÇADAS DA INTERNET
O USO DO CONTEÚDO É SUA RESPONSABILIDADE TOTAL

INTRODUÇÃO



O tema aborto, sempre que posto em discussão, levanta polêmicas, expõe suscetibilidades e ideologias. Não se tem a pretensão de esgotar o assunto e muito menos alcançar uma posição acadêmica definitiva e consensual.
O objetivo étão somente discutir, de forma abrangente e participativa, esse tema tão antigo e tão atual, que tem mexido com as estruturas da sociedade moderna.
O primeiro e vital ponto a ser discutido, é a definição de aborto, aqui explicitada de forma sintética.

O que é o aborto?

É uma interrupção dolosa da gravidez, com a expulsão prematura do feto, do útero, ou sem ela.
2 TIPOS DE ABORTO

Umamulher ao fazer um aborto, poderá incorrer inicialmente em duas situações distintas do ponto de vista judicial:

o aborto é legal, pois encontra-se dentro dos parâmetros definidos na lei, e acontece geralmente por má formação do feto ou problemas relacionados com a gravidez.
o aborto é ilegal, pois foi feita uma interrupção voluntária da gravidez, sem que o feto, a mulher, ou a gravidez corressemquaisquer riscos. Esta interrupção é geralmente efetuada por razões de várias ordens.

Do ponto de vista médico encontramos as seguintes situações:

Espontâneo: ocorre involuntariamente, por acidente (quedas ou choques muito violentos), por anormalidades orgânicas da mulher (deficiência na musculatura do colo do útero; problemas na forma, tamanho e posição do útero), ou por defeito do próprioovo. O aborto espontâneo ocorre normalmente nos primeiros dias ou semanas de gravidez, com um sangramento um pouco diferente do fluxo menstrual. Há dois tipos de aborto espontâneo:
IMINENTE - é uma ameaça de aborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com cólicas menstruais.
INEVITÁVEL - é quando tem-se a dilatação do colo do útero para a expulsão doconteúdo (feto, coágulos, placenta), seguida de fortes dores e hemorragia.
Provocado: é aquele que tem como causador um agente externo, que pode ser um profissional ou um "curioso", por medicamentos abortivos ou chás. O aborto provocado por profissionais são aqueles realizados por médicos formados, que utilizam as técnicas a seguir.
3 MÉTODOS DE ABORTO

3.1 Dilatação e corte:
Uma faca, emforma de foice, dilacera o corpinho do feto que é retirado em pedaços.

3.2 Sucção no 1º trimestre:
Pode ser feito até a 12ª semana após o último período menstrual (amenorréia).
O colo do útero é imobilizado por um tenóculo, e lentamente dilatado pela inserção de uma série de dilatadores cervicais. Depois introduz-se no útero a ponta de sucção. O tamanho da mesma está relacionado à quantidadede semanas de gestação. Liga-se essa ponta ao aparelho de sucção, no qual irá evacuar completamente os produtos da concepção. A sucção afrouxa delicadamente o tecido da parede uterina e aspira-o, provocando contrações no útero, o que diminui a perda de sangue. Com anestesia local, usa-se uma injeção de Ergotrate para contrair o útero, o que pode causar náuseas e vômitos.

3.3 Curetagem:
Deveser feita até a 12ª semana de gestação.
Abre-se o colo do útero com instrumentos de tamanho crescente até ser possível a passagem da cureta (instrumento com forma de colher). A partir daí, raspa-se o feto, placenta e as membranas.
Esse tipo de aborto é muito perigoso, porque pode ocorrer perfuramento da parede uterina, com sangramento abundante. Outro fator importante é que pode-se tirar muitotecido do útero, causando esterilidade.

3.4 Mini-aborto:
É feito quando a mulher está a menos de 7 semanas sem menstruar.
O médico faz um exame manual interno para determinar o tamanho e a posição do útero. Lava-se a vagina com uma solução anti-séptica, e com uma agulha fina anestesia-se o útero em três pontos. Prende-se o órgão com um tipo de fórceps chamado tenóculo e uma sonda de plástico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário sobre Aborto
  • Sobre o aborto
  • Seminario aborto art. 128
  • ETEMERB Seminario Aborto
  • Seminário a favor do aborto
  • Artigo sobre o aborto
  • Trabalho sobre aborto e ciência
  • Jurisprudência sobre aborto eugênico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!