Seminário sobre modernismo, pós-modernismo e vapor

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
MODERNISMO, PÓS-MODERNISMO E VAPOR

Apresentação do texto de T. J. Clark




The Influence Machine (2000), de Tony Oursler , serve como ponto de partida para uma análise de T.J. Clark sobre o modernismo. Neste primeiro trecho do texto o autor concentra-se num dos elementos da instalação de Oursler, o vapor, para desenvolver algumas inquietações sobre a arte dos últimos 150 anos, maisprecisamente sobre o modernismo.
“Logo que vi a fotografia de A Máquina-Influência e comecei a pensar sobre o modo como falava à nossa atual utopia da informação, não pude deixar de perceber paralelos entre ela e a arte dos últimos 150 anos”.
Clark desenvolve algumas maneiras de como é possível interpretar a presença do vapor em outros trabalhos no período citado. Outros artistas são mencionados,como : Robert Morris, Willian Turner, Giorgio de Chirico, e especialmente Édouard Manet, e seu trabalho Estrada de Ferro, 1873.
Algumas palavras relacionadas ao vapor: abstração, esvaziamento, dispersão, evanescência, poder, mecanização, aparência.



Em seguida, após a apresentação do vapor como elemento catalisador de sua análise, o autor lança uma série de questões, sendo que a principaldelas trata da relação entre o modernismo e o pós-modernismo, a partir de uma revisão sobre o que foi o modernismo.
“Dessa maneira a questão principal deste ensaio é repensar o que foi o modernismo”.
“Talvez apenas acrescentar um pós- diante do modernismo seja inadequado, mas por que não concordar que a modernidade foi reconfigurada nos últimos trinta ou quarenta anos”?
Clark faz menção a umafrase de Karl Marx, e de certa forma profética em relação ao final do texto, sugere de que forma a arte deve se postar frente o contexto que a envolve.
“Se o que queremos é saber se a arte de nossos dias ainda seria capaz de ensinar formas petrificadas a dançar cantando-lhes sua própria canção, certamente precisamos ter ideias a respeito do que está de fato petrificado e em processo de petrificaçãono presente mundo de produção de imagens e gerenciamento de símbolos”.



No desenvolvimento do texto, o autor destaca algumas características do modernismo. Ele começa o seu “repensar” sobre o modernismo a partir de uma característica que, segundo ele, todos mais ou menos concordam: a questão da forma.
“Os modernistas davam ênfase peculiar ao fato físico e técnico do meio em quetrabalhavam”.
A forma no período estudado não se apresenta como um conceito único, sem variações. Ela assumiu as características da própria modernidade. Segundo o texto:
“Ou a ordem formal era projetada em primeiro plano até um ponto em que fosse registrada, positivamente, como uma imposição, uma pré-fabricação, um conjunto de modelos feitos à maquina, ou a forma era dispersada, revelada sempre nolimiar da incompetência ou da arbitrariedade”. Com essa frase, Clark associa a questão da forma aos princípios que moldaram a modernidade; por um lado a questão da máquina, e de outro o esvaziamento social.
O autor insiste no fato de que o modernismo é fruto da modernidade. Não somente no sentido de uma decorrência direta de uma absorção de suas características, mas também como uma espécie defiltro que a coloca à prova. Nesse sentido, o autor trata de apresentar algumas imagens da vida moderna, como a questão da vida individual livre e privada, e da racionalidade técnica.
Ao descrever o mundo moderno, o modernismo propõe, na visão de Clark, uma experiência de dupla tonalidade, ressaltando que há uma certa margem por onde é preciso peregrinar se o objetivo é uma compreensão mais próximados trabalhos de sua época.
Clarck analisa um quadro de Picasso, Figure (o Rosto). Chama a atenção para os vários pontos de indeterminação e possibilidades interpretativas que a figura evoca.
“Os tipos de deslocamento e indecisão que aponto são o ABC do modernismo”.
Esta obra de Picasso é escolhida, juntamente com Estrada de Ferro, como segundo exemplo do modernismo porque “Picasso claramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre o pós modernismo
  • Paper sobre Pós Modernismo
  • Introdução sobre o pós-modernismo
  • Modernismo e pos modernismo
  • Modernismo e Pós-modernismo
  • Pós-modernismo x modernismo
  • Modernismo e pós modernismo
  • modernismo e pos-modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!