Seminário sobre arruamentos e projetos de estradas

Páginas: 11 (2618 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL












Seminário de topografia: Arruamentos e Projetos de Estradas







Araújo, B. M.
Oliveira, C. F.
Souza, M. L. P.









Belo Horizonte
Julho/2010




Introdução
Arruamento é um conjunto de logradourospúblicos (vias de circulação) destinados à circulação viária e acesso aos lotes. Rodovias são vias de circulação intermunicipais (ou interestaduais) que têm a função de interligar os mesmos.
A partir da análise dos conceitos de arruamento e de estradas, percebe-se que ambas as vias permitem o fluxo de pessoas, mercadorias e serviços; seja entre regiões dentro de uma cidade ou entre municípios ouestados.
Portanto, é de suma importância que um projeto de estrada ou de rua seja bem planejado e considere as diversas condições (sociais, físicas, econômicas) na região na qual ocorrerá uma obra. Tal estudo evita possíveis transtornos futuros, como a constante necessidade de tapar buracos nas vias, ou mesmo congestionamentos e acidentes devido a ruas estreitas ou mal sinalizadas.Desenvolvimento
Reconhecimento/ anteprojeto
É a primeira fase do traçado de uma estrada ou rua. Seus objetivos principais são levantar e analisar os dados da região necessária à definição dos locais por onde a via em questão irá passar. Além disso, é nessa fase que o profissionaldetecta os obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos. Assim, o reconhecimento deve ser feito de forma a coletar os dados sobre o local no qual a obra será feita, observar o terreno no qual estão os pontos obrigatórios de passagem, levantar possíveis custos de alternativas da obra e avaliar os traçados.
Os elementos necessários na fase de reconhecimento são: localização dos extremos davia, indicação dos pontos obrigatórios (cidades, gargantas, rios) de passagem da mesma – sejam eles determinados por fatores técnicos (para possibilitar melhores condições de tráfego e/ou obras economicamente mais vantajosas) ou não técnicos (fatores políticos, sociais, econômicos), retas que ligam tais pontos.
Existem 3 tipos principais de reconhecimento:
• Com cartas e fotos: utilizamapas topográficos e/ou fotos. Possibilita iniciar o reconhecimento mesmo sem ter ido a campo, mas não é suficiente para determinar o traçado da estrada ou via.
• Aerofotogramétrico: utiliza a técnica de levantamento topográfico conhecido como aerofotogrametria. Esse tipo de reconhecimento vem sendo intensificado e facilita o trabalho de campo, porém sem dispensá-lo.
• Terrestre: realiza-seuma inspeção local de todos os traçados possíveis, utilizando automóvel, cavalo ou a pé, ou qualquer outro meio de transporte disponível. Em seguida, realiza-se um levantamento topográfico, determinando azimutes, rumos e deflexões de alinhamentos. É interessante que esse tipo de reconhecimento seja feito de posse de bússola ou GPS.


Exploração
Essa fase objetiva realizar o ProjetoDefinitivo de Engenharia de uma estrada ou rua. Para tanto, realiza-se um estudo mais detalhado da região, determinando todos os elementos necessários para a realização da obra. A metodologia clássica dessa fase consiste no levantamento topográfico (de forma planialtimétrica) rigoroso de uma faixa limitada de terreno, dentro da qual seja possível projetar o eixo de uma via de circulação. Assim, aotomar como referência os pontos obrigatórios de passagem (determinados durante o reconhecimento) demarca-se no terreno uma poligonal aberta, denominada Linha Poligonal de Ensaio (LPB). À medida que a poligonal é implementada no terreno, demarca-se – colocando piquetes ao longo da mesma – pontos distanciados entre si de 20 em 20 metros. Essa etapa é conhecida como Estaqueamento da LPB.
À essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exercicios sobre projetos de estradas
  • Estradas e arruamentos
  • Seminário sobre projeto de pesquisa
  • Projeto realização de seminário sobre crimes psicotrônicos
  • Projeto de estradas
  • Projeto de estradas
  • Projeto de estradas
  • Projeto de estradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!