Seminário do alto da boa vista

Páginas: 12 (2799 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
— A Perspectiva da Reatualização do Conservadorismo do Serviço Social e a Perspectiva da Intenção de Ruptura
INTRODUÇÃO
Dando continuidade à refexão sobre o processo de renovação do Serviço Social, este texto aborda a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura com as formas tradicionais do Serviço Social. A obra em referência é a Ditadura e ServiçoSocial: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, de José Paulo Netto.

OS RUMOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRONA VIGÊNCIA DO REGIME MILITAR DE 1964
A crise da ditadura, depois de meados dos anos1970, contribuiu para que a perspectiva modernizadora do Serviço Social perdesse a sua hegemonia.O mesmo regime que moldou a perspectiva modernizadora,
1
Fazia emergir posições contestadoras,criando “[...] um espaço onde se inscrevia a possibilidade de se gestarem alternativas às práticas e às concepções profissionais que ela demandava” (NETTO, 2006, p. 129).O autor distingue dois aspectos da perspectiva modernizadora. De um lado, “[...] seu conteúdo reformista (recorde-se que ela incorpora o vetor do reformismo próprio ao conservantismo burguês) [...]” não oi incorporado pelosassistentes sociais mais tradicionais. (NETTO, 2006, p. 156).
2
De outro, “[...] seu traço conservador e sua colagem à ditadura incompatibilizaram-na com os segmentos profissionais críticos [...]” (NETTO,2006, p. 161). Isso resultou nas outras duas direções do processo de renovação do Serviço Social,discutidas por Netto (2006, p. 194): a perspectivada reatualização do conservadorismo e a perspectiva daintenção da ruptura.
3
De fato, a ditadura não manteve a hegemonia da perspectiva modernizadora, visto que não agregou os assistentes sociais. Por outra parte, a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura não conseguiram extinguir a perspectiva modernizadora. Nas palavras do autor, “[...] o que de ato se registra é o
1
A primeira direção da renovaçãodo Serviço Social oi a perspectiva modernizadora.
2
“Este segmento de vinculação católica privilegia os componentes mais conservadores da tradição profissional e mostra-se refratário às inovações introduzidas pela perspectiva modernizadora[...]” (NETTO, 2006, p. 156-157).
3
Enquanto a perspectiva da reatualização do conservadorismo era menos afeita a mudanças sociais, pois almejava tãosomente um novo jeito de fazer profissional, a perspectiva da intenção da ruptura, sim, vislumbrava romper com o conservadorismo do Serviço Social.
seu deslocamento da arena central do debate e da polêmica” (NETTO, 2006, p. 194).Na sequência, serão feitas algumas considerações sobre a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura.

A PERSPECTIVA DAREATUALIZAÇÃODO CONSERVADORISMO (DÉCADA DE 1970)
Segundo Netto (2006, p. 201), oi no marco do Seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa Vista (1984) “que se explicitou” a perspectivada reatualização do conservadorismo. Ela oi “[...]expressa primeiramente na tese de livre-docência de Anna Augusta de Almeida (1978), texto base nesta perspectiva [...]”, intitulada a “nova proposta”.Foisignificativa a preocupação dos teóricos da perspectiva da reatualização do conservadorismo em buscar um suporte metodológico na fenomenologia. Antes disso, a fenomenologia não era conhecida no meio profssional, é o que indica Netto (2006, p. 208-209).Esses teóricos não se apoiaram na teoria positivista e na teoria marxista, mas na teoria fenomenológica. No que se refere à abordagem positivista, oautoraz a seguinte observação: “[...] ao pensamento cau-sal’ quer substituir-se um pensamento não causal,o fenomenológico, cujo quadro de referência não é a explicação, mas a compreensão’” (CARVALHO,1987. Citado por NETTO, 2006, p. 205).Em relação à abordagem marxista, Anna Augusta de Almeida e outros autores da perspectiva da re-atualização do conservadorismo não vislumbram mudanças na organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminario alto da boa vista
  • Seminario alto da boa vista
  • Seminario do alto da boa vista
  • Seminario do alto da boa vista
  • Seminario Sumaré e Alto da Boa Vista
  • Seminarios de araxa , teresopolis , sumare e alto da boa vista
  • Seminários de araxá, teresópolis, sumaré e alto da boa vista.
  • alto da vista boa vista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!