Seminário de Araxá - Serviço Social

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 26 de março de 2014









RESENHA DO LIVRO: GESTÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS SOCIAIS.












Em um primeiro momento, o termo gestão (administrar, gerir, direcionar e realocar recursos) e social (realizar esses atos para e na sociedade) gerariam a primeira noção de que se cuida apenas de um ordenamento das instituições (dentre as quais o Estado ganha certa aura central emtermos de implementação), e que, à vista dos recursos disponíveis, tentaria manter, melhorar, adequar, a realidade social existente para uma determinada coletividade.


No entanto, os conceitos formulados acerca da gestão social, como todos os outros subordinados ao tempero das mudanças históricas, sofrem influência determinante das ideologias de determinado momento.Assim é que a melhor gestão, ou melhor, forma de agir do Estado era simplesmente relegar ao Mercado a atribuição de promover o desenvolvimento e garantir a segurança e efetividade das transações comerciais. Como sabido, as falhas do mercado decorrentes desse regime, aliadas à profunda crise social, surtiram a necessidade de estabelecimento de um novo regime: o new deal, que exigiráposturas proativas dos setores responsáveis pela gestão social.

A gestão social interventiva passa então (a) no capitalismo, a exigir do Estado investimentos de base e estruturais, bem como controle de mercado, com destaque para as agências executivas dos Estados Unidos da América, e (b) no socialismo, à apropriação dos bens que servem de meios de produção, redistribuindo parcelados lucros em investimentos, principalmente na área da educação.

No entanto, com o aumento do poder aquisitivo da população norte-americana, a demanda por qualidade de vida cresce, tendo sido verdadeiro fruto do new deal. Nesse cenário, a constatação de que seria necessária uma nova agenda de atribuições estatais não demorou muito para chegar à demanda socialnorte-americana, o que sustentou, naquela nação, o desenvolvimento do setor de serviços e a ideologia de que não basta viver, é necessário viver com qualidade. Por isso, nas décadas de 60 a 70 os EUA se tornaram referência mundial em acesso e manifestação das liberdades cívicas, possibilitando aos seus cidadãos a fruição de produtos e serviços que lhes garantissem maiores acomodações do que a simples condiçãode trabalhador taylorista, ideia então vigente quando dos primeiros passos da ascensão imperialista norte-americana.


O sistema passa a se tornar o único método de se proceder, servindo de modelo para os países em desenvolvimento. O lucro não é, nem pode, ser mais visto como uma praga, mas sim como uma necessidade imanente à economia global, que, cada vez mais, seinterpenetra e ignora, com maior ímpeto, as fronteiras nacionais. No entanto, nem por isso as liberdades e estruturas conquistadas em favor da sociedade devem deixadas de lado.


Nesse cenário, o Estado deve agir para manter tais estruturas, sem perder de vista o respeito ao intuito lucrativo dos seus habitantes, nem deixar de lado as necessidades coletivas, que aumentam conformeaumenta também a integração entre as nações e o surgimento de novas multinacionais. A distribuição de renda passa a se tornar um problema de bases globais, e seu crescimento e desenvolvimento acarretam tamanha complexidade que os Estados, lacunosos em capacidade operacional das diversas necessidades públicas, são obrigados a solicitar auxílio da própria sociedade. Ganha então espaço instituiçõesderivadas diretamente do corpo social, tais como as associações sem fins lucrativos, das quais as ONGs servem de exemplo mais representativo.


A gestão social, nesse contexto, passa a ser exercida em caráter participativo, sendo a sociedade, através dessas instituições, convocada a auxiliar e a apontar diretamente, para o Estado, quais as melhores saídas diante de situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social: das origens a araxá
  • Serviço Social e filosofia: das origens a araxá
  • : Serviço social e filosofia das origens a araxá
  • serviço social e filosofia das origens a araxa
  • SERVIÇO SOCIAL E FILOSOFIA: DAS ORIGENS A ARAXÁ.
  • Seminarios do serviço social
  • Seminário ética
  • Seminario serviço social bh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!