Seminário Alimentos e Bebidas

Páginas: 18 (4262 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

CURSO TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA









PORTUCALE: CULINÁRIA PORTUGUESA











SÃO PAULO
1º sem/2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO . . . . . . . . . 03

1.1 A evolução da tipologia escolhida no tempo/mundo. . . 04
1.2 Características de mercado da tipologia escolhida em São Paulo 06
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA . . . . . . 07
3. CONCEITO . . . . . . . . . 09
3.1Cardápio . . . . . . . . . 10
3.2 Localização . . . . . . . . 11
3.3 Público-Alvo . . . . . . . . 13
3.4 Faixa de Preço . . . . . . . . 13
3.5 Serviço . . . . . . . . . 14
3.6 Operação . . . . . . . . 14
3.7 Ambiente . . . . . . . . . 15
4. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA . . . . . . 17
4.1 Fluxograma . . . . . . . . 17
4.2 Organograma . . . . . . . . 18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS . . . . . .. 20
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. . . . . . . . 21
INTRODUÇÃO

Para começarmos a falar sobre a tipologia do restaurante escolhido pelo grupo, precisamos chegar às origens do nosso país. A culinária portuguesa está presente no Brasil, por motivos óbvios, desde o seu próprio surgimento. Portugal foi quem mais contribuiu para a formação culinária brasileira. Como afirma Freire (1941), “sem oportuguês não haveria culinária brasileira”. A colonização portuguesa trouxe diversos hábitos e costumes gastronômicos, dentre elas, “duas contribuições supremas no domínio do paladar: valorizara o sal e revelara o açucar aos africanos e amerabas do Brasil” (CASCUDO, 2004).
Antes mesmo de atravessarem o Oceano Atlântico, Portugal sofreu mudanças e influências de vários povos e culturas, principalmentedos mouros, que dominaram o sul de Portugal durante um longo período histórico. Além da influência árabe, as relações dos navegadores portugueses com o Oriente e a África também formaram as bases da cozinha portuguesa. Sendo o primeiro país a ter a formado um Estado único na Europa, em meados do séc. XII, Portugal também foi responsável por iniciar as primeiras grandes navegações para chegar atéas Índias do Oriente, que tinha o intuito de cortar os intermediários comerciais das iguarias, do ouro e da prata que vinham do Oriente para a Europa. Foi nessa busca de uma rota alternativa que os portugueses cruzaram o Atlântico e chegaram ao Brasil, em 1500. Logo, iniciamos a nossa pesquisa sobre a tipologia escolhida junto com a chegada dos lusitanos ao Brasil, pois é nessa época que ainfluencia da gastronomia portguesa começa aqui.


1.1 A evolução dos restaurantes em São Paulo
A chegada dos portugueses ao Brasil não quer dizer que também foi o início desta tipologia por aqui, até mesmo porque o que hoje conhecemos como restaurante só foi se popularizar na Europa anos mais tarde. Entretanto, para a formação da culinária e do mercado gastrônomico, as Grandes Navegações portuguesasforam essenciais para o Brasil. A expansão marítimo-comercial proporcionou a Portugal trazer para cá vários produtos africanos e orientais, que adaptaram-se muito bem ao solo, como afirma Cascudo, 2004. Além de alimentos, os patrícios trouxeram conhecimentos e práticas de cozinha e de produtos, bem como os modos de temperar, preparar e confeccionar e conservar alimentos. Estas influênciasdefiniram o padrão culinários e gastronômico do Brasil durantes vários séculos. O conhecimento trazido pelos portuguesas foi tão bem misturado ao conhecimento gastronômico dos nativos brasileiros que, hoje, boa parte de receitas clássicas brasileiras utilizam técnicas e hábitos trazidos pelos portugueses.
Um dos fatores mais importantes para o surgimento de restaurantes no Brasil foi a vinda da FamíliaReal de Portugal, em 1808. Junto com a corte de Dom João VI, vieram os cozinheiros da Coroa, que começavam a ter a influência da cozinha clássica francesa, que vinha surgindo em meados do século XVIII. A mudança da Família Real para o Brasil fez com que a colônia de Portugal passasse a ser um ponto de interesse comercial, com a produção de açucar de cana e do café. Entre os séculos XIX e XX,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentos e Bebidas
  • Alimentos e Bebidas
  • Alimentos e bebidas
  • ALIMENTOS E BEBIDAS
  • Alimentos e Bebidas
  • alimentos e bebidas
  • Alimentos e bebidas
  • Alimentos e bebidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!