SEMICONDUTORES RETIFICADORES

1508 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
RETIFICADOR DE MEIA ONDA 2
RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA UTILIZANDO TRANSFORMADOR COM DERIVAÇÃO CENTRAL. 4
RETIFICADOR EM PONTE 6
CONCLUSÃO 10
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 10
INTRODUÇÃO

A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada, porém os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Sendo assim necessitamos de retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores que convertem corrente alternada em corrente contínua.

Temos os retificadores monofásicos que são utilizados em aparelhos eletrônicos e os retificadores polifásicos para uso em circuitos industriais de alta potência.

A retificação destina-se a obter uma forma de onda na carga unidirecional, a partir de uma rede alternada. Apenas por retificação não é possível obter uma tensão contínua. Circuitos retificadores mais simples envolvem apenas um díodo.

Um diodo é um elemento retificador, pois conduz num sentido e não conduz no outro. Para ser mais preciso, quando está polarizado inversamente, conduz uma insignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturação). Quando está polarizado diretamente, conduz corrente no sentido direto, mas provoca uma queda de tensão no circuito. Se o díodo for de silício, esta tensão é de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tensão direta aplicada ao díodo não ultrapassar 0,5 V, ele não conduz (ou conduz uma corrente de muito pequeno valor).

Vamos destacar desse trabalho três tipos de retificadores monofásicos que são:
A. Retificador de meia onda.
B. Retificador de onda completa utilizando transformador com derivação central.
C. Retificador em ponte (fornece onda completa na saída).

RETIFICADOR DE MEIA ONDA

Teoricamente o retificador monofásico de meia onda é o mais simples das estruturas empregadas em eletrônica de potência. Ele é comumente utilizado para fazer alimentação da armadura de pequenos motores de corrente contínua, alimentação de enrolamentos de

Relacionados