SEMI TICA ESTRUTURALISTA X PIERCIANA

484 palavras 2 páginas
SEMIÓTICA ESTRUTURALISTA
Ferdinand Saussure (1857-1913)
Linguista suíço, professor da Universidade de Genebra. Em 1916, alunos compilaram suas anotações e editaram o Curso de Linguística Geral, livro relevante para a ciência linguística.
Primeiras diferenças entre as duas linhas da semiótica
Semiótica de Peirce (peirceana) X Semiótica discursiva/ Estruturalista
Semiótica Peirceana Nasceu primeiro, pois desde o século XIX foi aos poucos formulada por Peirce.
Semiótica Discursiva
Só em meados do século XX, após as contribuições de Saussure é que a Semiótica Discursiva começa a se desenvolver.
Contribuições de Saussure
Saussure compõe as bases precisas da linguagem articulada, fazendo aparecer a língua como sistema ou estrutura regida por leis e regras.
As categorias gramaticais que se organizam hierarquicamente e que se conjugam em padrões sintáticos definidos são quase tão antigas quanto os primordiais estudos da linguagem verbal. A grande revolução saussureana instaura-se no centro da noção mesma de estrutura. Isto quer dizer: a interação dos elementos que constituem a estrutura da língua é de tal ordem que a alteração de qualquer elemento, por mínimo que seja, leva à alteração de todos os demais elementos do sistema como um todo.
Nesse sentido, a linguística saussureana não é meramente uma teoria para a descrição de línguas particulares, tais como a francesa, inglesa etc., mas uma teoria que tem por objeto os mecanismos gerais, quer dizer, o conjunto das regras e dos princípios de funcionamento que são comuns a todas as línguas.
A língua é uma bateria combinatória, estabelecida por convenção ou pacto coletivo, armazenada no cérebro dos indivíduos falantes de uma dada comunidade. Somente na medida em que nos submetemos a essas regras, podemos nos integrar numa comunidade linguística e social. Nascer, portanto, não é senão chegar e encontrar materna não é senão ser obrigado, desde a mais a língua pronta. E aprender a língua tenra idade, a se inscrever nas

Relacionados