Semiótica Paparazzi

Páginas: 14 (3426 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Videoclipe Paparazzi e a falta de originalidade da cantora Lady Gaga.

Lúcia Helena Alvares Costa
Thamiris Dayane Viana Silva
Centro Universitário do Pará, Belém, PA




RESUMO
Este artigo tem por finalidade fazer uma síntese que abordará acerca da história do videoclipe e o seu desenvolvimento até os dias atuais,explicitando as mudanças em relação ao seus objetivos iniciais. Ao final deste breve histórico, será apresentando uma pequena abordagem sobre o objeto em questão: o videoclipe “Paparazzi” da cantora Lady Gaga.

PALAVRAS-CHAVE: Tradução Intersemiótica, Videoclipe, Lady Gaga, Paparazzi.

O que é um videoclipe?

Videoclipe deriva da palavra inglesa clipping que significa recorte de jornal ourevista e que facilmente se aplicaria ao ato de recortar cenas e junta-las em forma de linha do tempo com uma música de fundo. Videoclipe de uma forma mais simples vem a ser um filme pequeno sempre acompanhado por uma música, cujo objetivo é sempre transmitir uma mensagem, oferecer significados e identidade a música e aos músicos. O videoclipe é um meio de comunicação que tem inúmeras finalidades,como por exemplo, divulgar algo, seja uma música, uma ideia ou um serviço. No seu surgimento, principalmente nos dias atuais, o vídeo tem o intuito de industrializar a música, esse artifício é utilizado como forma de facilitar a interpretação da mensagem emitida. O videoclipe é um mix de linguagens e imagens junto em sincronia permitem para o receptor uma mensagem mais clara e concisa,principalmente quando se envolve questões de narração, o que facilita na lembrança da mensagem. De acordo com o artigo “Videoclipe, estética e linguagem: sua influência na sociedade contemporânea”1, é considerado um curta metragem, pois em média de três a quatro minutos ele envolve letra, imagem e música, o que com os elementos música, letra e imagem envolvendo os três meios para estimular os sentidos. Alinguagem do videoclipe tem uma maneira chamativa de divulgar as informações dentro do conteúdo, é possível através dessa linguagem, incentivar as pessoas a buscar formas inovadoras de fazer comunicação, maneiras nunca pensadas para transmitir uma mensagem, pois tudo aquilo que é novo, fora do comum, acaba por chamar atenção das pessoas, tornando fixa a mensagem emitida.
Existem controvérsias de qualteria sido o primeiro videoclipe produzido, pois os Beatles gravavam seus shows para passar na TV como se fosse um programa ao vivo, pois eles afirmavam que estavam saturados da perseguição de fãs após os shows, mas vários autores citam que isso que os Beatles faziam não poderia ser considerado um videoclipe, pois não visavam lucro com este objeto. De acordo com o artigo2 “Breve história dovideoclipe”, o primeiro videoclipe produzido foi o Bohemian Rhapsody da banda Queen. Pesquisadores afirmam que esse é o primeiro videoclipe produzido, pois a finalidade de um é divulgar e promover o lançamento do álbum, já no Brasil, o primeiro videoclipe produzido foi “Garota de Ipanema” interpretada pela cantora Marina Lima.
No instante em que a tecnologia foi avançando, meios de comunicação eram oque mais surgiam ao longo dos anos, um dos principais deles é a televisão, pois no instante que a televisão substitui o rádio nas casas e ruas, a indústria fonográfica precisava utilizá-la como uma nova maneira, um novo jeito de divulgar seus produtos e inventos.
A inauguração da MTV Americana em 1981 foi responsável pela criação e lançamento em massa de videoclipes no mundo todo. Os artistasnão teriam mais a necessidade de buscar por emissoras de televisão que exibissem seus videoclipes, pois a MTV faria tudo isso e de forma bem direta, assegurando que música e o vídeo tivessem um lugar garantido na programação da televisão.
O videoclipe alavancou a indústria fonográfica, os artistas tiveram um maior alcance de público e até hoje é um meio de visibilidade de cantores e bandas, mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paparazzi
  • Semiótica
  • O QUE É SEMIÓTICA
  • O que é semiótica
  • Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica
  • SEMIOTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!