Semiótica - Linguagem Verbal e Não-verbal

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

SEMIÓTICA : Linguagem verbal e não verbal

São Paulo
Maio, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................3
DESENVOLVIMENTO................................................4
CONCLUSÃO...........................................................17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................18

INTRODUÇÃO
Este trabalhotem por objetivo discorrer sobre alguns termos da semiótica, uma vez que, esta ciência tem grande importância contemporânea nas mais diversas áreas do conhecimento e especialmente na comunicação. Com base nisto, damos foco às linguagens verbal e não-verbal e seus signos, explicando de forma clara tais termos e suas utilidades, além de analisar alguns signos.
O enfoque da utilização desteselementos da comunicação estará nas propagandas publicitárias, e nas diversas maneiras que ela permite que quem deseja passar sua mensagem pode fazê-lo, dando diversos sentidos e fazendo-se entender das mais variadas formas.
Pretende-se, deixar uma impressão final de como as linguagens verbal e não-verbal são importantes nos tempos modernos em seu grande potencial comunicador.
DESENVOLVIMENTO
Sendolinguagem um sistema do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, podendo ser através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem. Margarida Petter acrescenta que Linguística detém-se na investigação da científica da linguagem verbal humana.
Complementando a linguística existe a Semiótica, palavra que provémda raiz grega ‘semeion’, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentidodefine a semiose. Ela lida com os conceitos, as ideias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente.
Ao contrário da linguística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros. A origem da semiótica remonta à Grécia Antiga,assim sendo ela é contemporânea do nascimento da filosofia. Porém, mais recentemente é que se expressaram os mestres conhecidos como pais desta disciplina. Em princípios do século XX vieram à luz as pesquisas de Ferdinand de Saussure (denominou esta ciência como semiologia) e C. S. Peirce, é então que este campo do saber ganha sua independência e se torna uma ciência, sendo conferido a Peirce otítulo de "verdadeiro pai da semiótica". Ao longo de sua obra, Pierce delega múltiplos conceitos para “signo”, um dos mais sintéticos, e também completos, é: “Signo é qualquer coisa que faz referência à outra coisa ou idéia.” (SANTAELLA, 1985 :15).
O Modelo Semiótico de Pierce é um modelo triádico, ou seja, apresenta três termos. Tal modelo pode ser conferido abaixo:

SANTAELLA escreve que Pierceexplicou seu modelo e as articulações do mesmo da seguinte forma: “Um signo é algo que representa algo para alguém a determinado respeito ou capacidade. Dirige-se a alguém, isto é, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente ou, talvez, mais desenvolvido. O signo que ele cria designo-o por interpretante do primeiro signo. O signo representa algo: o seu objeto” (SANTAELLA, 1995: 35).
O Signo é,portanto, “o que se refere a”.
O Objeto é, por sua vez, “ao que se refere o”.
O Interpretante é o que Pierce chamou de “o próprio efeito significativo”.

A Semiótica de Pierce não é considerada um ramo do conhecimento aplicado, mas sim um saber abstrato e formal, generalizado. Segundo este autor, as pessoas exprimem o contexto à sua volta através de uma tríade, qual seja, Primeiridade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem verbal e nao verbal
  • linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem verbal e não verbal
  • linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem Verbal e Não Verbal
  • Linguagem verbal e não verbal
  • linguagem verbal e não verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!