Semeradora bacteriana

350 palavras 2 páginas
Curso: Farmácia Disciplina: Microbiologia e Micologia Clínica Aluno: Walace da Silva Professora: Érica Costa PRÁTICA 1: SEMERADORA BACTERIANA Objetivo: Verificar crescimento incubação de 48 horas. bacteriano após

Materiais: Alça de metal (permite flambar), meios de cultura: ágar sangue, caldo BHI e ágar MacConkey. Amostra: Colônia de Staphylococcus aureus. Resultado: Ágar sangue houve crescimento da bactéria a imagem representa a semelhança do experimento feito no laboratório dia 23 de abril de 2011.

Fonte: http://biomedicinaemicro.blogspot.com/p/culturas-bacterianas.html

No meio de cultura de BHI (Caldo Brain Heart Infusion) houve também houve crescimento bacteriano, a coloração foi num tom de bege, infelizmente não tem uma imagem representativa. Já no ágar MacConkey não houve crescimento bacteriano.

Conclusão: Segundo a BioCen do Brasil Ltda. Num meio não-seletivo de cultura ágar sangue deve ser feito em torno dos 35º +| - 2 de temperatura por 24 - 48 horas e no nosso caso houve o crescimento esperado, assim houve hemólise que é devido principalmente as citotoxinas que a bactéria produz. O crescimento do BHI também foi abundante apresentando colônias bacterianas que cresceram num meio enriquecido de nutrientes. Já no ágar MacConkey não houve crescimento porque o meio é seletivo para Escherichia coli.

PRÁTICA 2: COLORAÇÃO DE GRAM Objetivo: Colorir para visualizar selecionados no microscópio óptico. microrganismos

Materiais: Alça, lâminas de vidro, solução cristal violeta, solução lugol, fucsina fenicada, álcool e microscópio óptico. Amostra: colônias de Escherichia coli e Staphycoccus aureus. Resultado: Após a coloração e a lavagem podem-se ver pontos pequenos em visão a olho nú, num tom de roxo nas duas placas. Depois essas placas de vidro foram levadas para ser visualizadas no microscópio óptico(10x). O Staphylococcus aureus no microscópio pode se ver sua forma de esferas roxas, onde nos indica sua característica de gram positiva. A

Relacionados