sementes

Páginas: 19 (4614 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A cultura da soja [Glycine max (L.) Merrilij, introduzida no Brasil no final do século XIX, teve grande expansão nas últimas três décadas com o aumento considerável da área de cultivo, principalmente em decorrência do lançamento de novas cultivares melhor adaptadas e mais produtivas. Desde sua introdução até hoje, a área de cultivo cresceu de 171 mil hectares para 11 milhões e 341mil hectares, com produção anual aproximada de 36,7 milhões de toneladas e rendimento médio de 2570 kg/ha, ocupando hoje, a posição de segundo produtor mundial de soja, com 18% dessa produção. Na safra de 2000/01, o Mato Grosso foi o maior produtor nacional, com mais de 9 milhões de toneladas (CONAS 2001).
Devido à sua estrutura morfológica e à sua composição química (15% a 25% de lipídios e 30% a40% de proteínas), as sementes de soja tomam-se sensíveis aos estresses ambientais durante sua formação e seu armazenamento e podem perder a qualidade, em função de fatores internos e externos.
O mais importante fator intrínseco nas sementes é seu genótipo, que define as características fisiológicas e bioquímicas e interagem com fatores externos que incluem o ambiente físico e biótico.
O fatorbiótico que mais influencia na perda de qualidade das sementes é a associação das sementes com microrganismos. Os fungos são considerados os principais, pois além de serem mais ativos, têm maior habilidade de penetrar diretamente nos tecidos vegetais , tomando assim, as sementes, um meio eficiente de sobrevivência e disseminação de doenças para novas áreas ou, até mesmo, dentro de áreastradicionais de cultivo.
Para manter a viabilidade e o vigor, as sementes devem ser secadas a um conteúdo de umidade adequado e devem ser armazenadas sob condições de temperatura e de umidade que previnam a reidratação (46). A semente freqüentemente possui alta umidade para annazenamento quando colhida. A secagem da semente é uma operação critica em qualquer local, mas especialmente nos trópicos úmidos.As sementes são higroscópicas , de forma que o conteúdo de umidade delas está em equilíbrio com a umidade relativa ambiente. Quando a umidade relativa for alta, o conteúdo de umidade da semente também é alto; quando a UR for baixa, o conteúdo de umidade da semente é baixo.
Delouche, 1975 relatou que semente de alta qualidade inicial pode ser armazenada seguramente sob condições tropicais durantenove meses, a conteúdos de umidade de 9,0% a 9,5% (50% a 60%UR) e temperaturas de 200c a 25°C. Outra altemativa seria secar a semente a 9% ou menos de umidade e então armazenar a semente em embalagens de polietileno, à prova de vapor de água e seladas com calor.
De acordo com Harrington, 1959, semente suficientemente seca de maneira uniforme, no armazenamento pode ganhar umidade a níveisinseguros durante períodos de tempo úmido. Se a umidade da semente for maior que 55% - 60%, então a germinação acontece. Desta porcentagem de umidade para baixo, até 18% - 20%, a respiração é extremamente alta, tanto a respiração das sementes como a de microorganismos: Entre 12% e 20% de umidade na semente, pode ocorrer o desenvolvimento de mofo, o fungo se desenvolve principalmente nas rachaduras edanifica a semente. Além disso, há uma respiração ativa na semente que causa perda rápida de vigor e perda eventual da geminação. Harrington, 1959, mais adiante, especulou a explicação para perda no vigor. É que há umidade suficiente para respiração, que usa o alimento energético presente nas células, mas não há umidade suficiente para o movimento da energia dos tecidos de armazenamento de alimentopara estas células que estão respirando. Isto resultaria em completa desnutrição local. Porém, mais recentemente, Vertucci e Leopold, 1987 e Leopold e Vertucci, 1989 relataram que processos de oxidação são prováveis determinantes de longevidade de sementes em armazenamento, desde que a respiração mitocondrial foi mostrada para não acontecer em sementes de soja sob o conteúdo de . umidade abaixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sementes
  • semente
  • SEMENTES
  • SEMENTES
  • sementes
  • sementes
  • sementes
  • A Semente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!