Semelhanças entre Giorgioni e Ticiano

497 palavras 2 páginas
Giorgione:

Giorgio Barbarelli, ou Giorgione é tido como o fundador da pintura veneziana, sendo influencia para diversos artistas renascentistas. Quando novo, foi aprendiz de
Giovanni Bellini em Veneza, onde aprendeu a arte da luz e sombra e o uso de cor.
Giorgione for um dos artistas mais importantes do renascimento por ter sido o primeiro a trabalhar com cores intensas e dominantes no quadro e paisagens em foco, tirando o propósito devocional, alegórico ou histórico. Os quadros de Giorgione geralmente são trabalhados com um cenário de plano de fundo que tem uma importância significativa dentro do quadro, ao invés da atenção estar sempre nas pessoas representadas. A Tempestade é um quadro de Giorgione que exemplifica bem esses pontos, pois o maior foco não é nas duas pessoas, mas no fundo, com o cenário da cidade e as nuvens de tempestade.
Giorgione foi um dos pioneiros nas téctnicas do sfumato e do chiaroscuro, técnicas utilizadas para acentuar realces de luz e sombra de forma suave, o que contribuiu para sua técnica de pintura e perspectiva. Esse foi um dos motivos de sua fama. Outro quadro de Giorgione que chama a atenção é Retrato de Laura, que tem um sombreamento e pintura de um nível tão elevado que serviu de modelo para retratos futuros feitos por outros artistas.

Ticiano:

Ticiano foi discípulo de Giorgione, e trabalhava de forma diferente de seu mestre.
Ao contrário de Giorgione, que não pintava temas religiosos ou fantasia, Ticiano representava os mesmos em suas obras. Ticiano pintava temas que variavam de sensualidade até expressionismo, explorando a luz e cor na pintura a óleo.
Sua obra A Assunção da Virgem fez com que recebesse diversos pedidos de encomendas ao redor da Europa, inclusive de entidades como o Papa Paulo III, e os imperadores Carlos V e Felipe II. O quadro tem uma organização que chama a atenção para a figura de vermelho no meio, através da posição dos outros indivíduos.

Também de Ticiano, há o quadro

Relacionados