Semelhanças_e_diferenças_de_Piaget_e_Vygotski

270 palavras 2 páginas
Aluno: Daniel Oleans Camargo Matéria:Psicologia da Educação Matemática primeiro período

Semelhanças e diferenças de Piaget e Vygotski SEMELHANÇAS
*Tanto Piaget quanto Vygotski tem a criança como um ser ativo, atento que a todo momento cria hipóteses sobre o ambiente que as rodeia. DIFERENÇAS
*Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotski o ambiente social.
*Para Piaget o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Para Vygotski variando o ambiente, o desenvolvimento também ira variar.
*Piaget acredita que todo o conhecimento da criança são elaborados espontaneamente por ela mesma. Para Vygotski a construção do conhecimento depende de cada individuo não agindo assim do individuo para o social, a criança nasce e desde o nascimento ela vai formando uma visão através de suas interações com indivíduos mais experientes.
*Piaget acredita que a aprendizagem é subordinada ao desenvolvimento e que tem pouco impacto sobre ele, minimizando assim o papel da interação social. E para Vygotski o desenvolvimento e aprendizagem são processos que são influenciados reciprocamente de forma que, quanto mais aprendizado mais desenvolvimento.
*Para Piaget o pensamento vem antes da linguagem e que essa só pode ocorrer depois que a criança já alcançou certo nível de habilidade mental. Já para Vigotski o pensamento e linguagem são processos dependentes desde o inicio da vida. A linguagem da uma forma definida ao pensamento da criança possibilitando o aparecimento da imaginação.

Obs: Eu notei que minha sobrinha de um ano e sete meses quando vai fazer alguma coisa ela fala em voz alta antes da ação, (ex: deita, levanta, mão-mão...) fortalecendo assim a teoria de Vygotski, que citou como exemplo uma criança de três anos.

Relacionados