Semeadura e cultivo de bactérias

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
COLÉGIO SESI – ROLÂNDIA PR




EDUARDO APRA CARDOSO DE SÁ




EQUIPE: 05




OFICINA: WARLORD




AULA PRÁTICA: SEMEADURA E CULTIVO DE BACTÉRIAS / FUNGOS




Rolândia
2014INTRODUÇÃO


As bactérias se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenhampapéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas raízes dentro depequenos caroços, em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem.
As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Oscocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococo, e em cachos, formam um estafilococo. As bactérias não tem núcleo organizado,elas são procariontes, ou seja, o DNA fica espalhado no citoplasma. Por isso, o filamento de material genético é fechado, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma paredecelular bastante rígida.
A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua. É causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive nasua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca. Porém, quando o sistema imunológico estáenfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (lesões) na boca e na língua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidíase:
Tomar medicamentos esteroides;
Ter AIDS ou umainfecção por HIV;
Receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão;
Ser muito idoso ou muito jovem;
Estar com a saúde debilitada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colorção de gram e cultivo e semeadura de bactérias
  • Semeadura de bactérias
  • Semeadura de bacteria
  • Cultivo de Bactérias
  • Cultivo de bacterias
  • Cultivo e semio de bactérias
  • roteiro para cultivo de bacterias
  • Cultivo de bactérias (Relatório de prática)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!