semeadoras

Páginas: 16 (3838 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2014
Semeadoras
A função básica da maioria das semeadoras agrícolas é distribuir no solo, seja ele preparado de forma receber a semente.
A função básica da maioria das semeadoras agrícolas é distribuir no solo, seja ele preparado de
forma convencional ou por práticas conservacionistas, certa quantidade de sementes com uma disposição predeterminada. Para realizar esta função da maneiradesejada, as semeadoras devem desempenhar as seguintes funções:· abrir um sulco no solo; · dosar a quantidade de sementes e posicioná-las no solo; · cobrir o sulco e firmar o solo ao redor das sementes.

As semeadoras devem permitir também obter uma regularidade de profundidade e de repartição da semente na linha, um alinhamento e espaçamento perfeitos, uma economia sensível de semente e uma maiorrapidez de trabalho. E para atingir os objetivos mencionados, as semeadoras devem ter polivalência em relação ao tipo de sementes, distribuição regular e fácil regulagem, profundidade constante e possibilidade de trabalho a velocidades elevadas. Se a máquina ao mesmo tempo em que dosa e coloca as sementes no solo também executa a bmesma operação para fertilizantes e adubos, a máquina é designadaentão por semeadora-adubadora.

As semeadoras devem atender aos diversos sistemas de produção agrícola e podem ser
classificadas principalmente como:
Quanto à forma de distribuição das sementes: em linha
contínua: sementes distribuídas em linha, porém sem precisão na distância entre sementes; o de precisão: sementes distribuídas em linha com espaçamento entre as sementes bastante uniforme.a lanço: o terrestres: sementes soltas ao acaso no solo pelo homem ou por máquinas tracionadas por trator; o aéreas: sementes soltas ao acaso no solo por aviões ou helicópteros.


Quanto à forma de acionamento:
manuais: acionadas exclusivamente pelo homem;
tração animal: tracionadas por animais;
motorizadas: possuem apenas os elementos dosadores acionados por motor de combustão interna;tratorizadas: acionadas e deslocadas pelos tratores agrícolas.
Quanto ao tamanho das semente:
sementes miúdas: sementes selecionadas quanto à massa, por exemplo, quilogramas deementes por hectare, e geralmente são gramíneas, com exceção feita ao milho;
sementes graúdas: sementes selecionadas quanto ao número, por exemplo, número desementes por hectare, e geralmente são leguminosas
Sistemade abertura do sulco: Para uma germinação adequada, a maioria das sementes deve ser colocada abaixo da superfície do solo e, para isto, o equipamento de semeadura deve possuir um mecanismo para a abertura do solo, ou sulcador. Os sulcadores devem manter a regularidade de profundidade nas várias condições do solo. Caso a semente seja lançada muito rasa ou profunda, ela pode não germinar porqueas condições ambientais podem não favorecer. Os principais tipos de mecanismos de abertura de sulco são:
· sulcador de enxada;
· sulcador de facão;
· sulcador de discos: discos simples, duplos e roda com mecanismo em V;
· disco cortante acionado pela tomada de potência.
Os sulcadores de enxada e facão são mecanismos mais utilizados em solos preparados convencionalmente e em semeadoras desementes miúdas. O mecanismo de disco simples é comumente utilizado nas semeadoras de sementes miúdas mas não resultam em uma colocação precisa de sementes pelo fato de abrir o sulco por um só lado.
Um taxa de distribuição de sementes controlada, como por exemplo, sementes por hectare, ou quilogramas por hectare, é desejada durante a implantação da maioria das culturas para obter a melhorprodutividade. A dosagem das sementes é considerada uma das principais funções de qualquersemeadora.
Se a cultura é implantada em linhas distantes suficientes para permitir a operação de máquinas, como cultivadores e colhedoras, isto é um tipo de semeadura em linha, utilizada para culturas de milho, soja, feijão e sorgo.A distribuição em linha é realizada por semeadoras de linha de precisão, em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semeadoras
  • Semeadoras e adubadoras
  • adubadoras e semeadoras
  • Regulagem de semeadora de semente grauda
  • Relatório Pratica Semeadora
  • Relatório aula pratica regulagem semeadora
  • Semeadoras, adubadoras e distribuidores de corretivos a lanço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!