SEMEA DURA MACONKEY

1086 palavras 5 páginas
FACULDADE PITÁGORAS

TÉCNICO EM QUÍMICA

MICROBIOLOGIA

Prof. Mariane De Matias

ILANA PEREIRA
JULIANA FERNANDES
LUIZ FERNANDO
MAURO JR

JUNDIAÍ
2014

AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO

MEIO DE CULTURA ÁGAR MAC CONKEY

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 4 1.1 Introduçao.......................................................................................................4 1.2 Objetivo..........................................................................................................4

2. MATERIAL, MÉTODO E RESULTADO 5
2.1 Material 5
2.2. Métodos 5,6 2.3 Resultado.........................................................................................................6 3.CONCLUSAO 7
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

1.1 INTRODUÇÃO OS meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.

MACCONKEY O cristal violeta inibe o crescimento de microrganismos Gram positivos especialmente ente rococós e estafilococos. A concentração de sais de bile é relativamente baixa em comparação com outros meios, por isso não é tão seletivo para Gram negativos como, por exemplo, o ágar Mac Conkey.
Utilidade: isolar bacilos Gram negativos (enterobactérias e não fermentadores) e verificar a fermentação ou não da lactose.
Interpretação:
Cor original do meio: rosa avermelhado.
Crescimento de bacilos Gram negativos.
Colônias cor de rosa: fermentadoras de lactose.
Colônias incolores: não fermentadoras de lactose.
Não há crescimento de cocos Gram positivos.

Relacionados