Semantica E An Lise Do Discurso Sinthya

1889 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO - UNICASTELO

Aline Cristina de Pádua

Semântica da enunciação

SÃO PAULO
2014

Aline Cristina de Pádua

Trabalho apresentado para avaliação na Universidade Camilo Castelo Branco de São Paulo, como exigência parcial para aprovação na disciplina de Semântica sob a orientação da Profa. Especialista Cleide.

São Paulo

2014

Sumário

Introdução 4
1. Semântica 5
2. Semântica da enunciação 3
3. Resenha 4
4. Referências 5

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar a semântica da enunciação, logo para se estudar a semântica da enunciação temos que compreender o que é semântica, enunciado, enunciador. Tendo em vista que a semântica a ser abordada se da em 3 formas : semântica formal,semântica da enunciação ou argumentativa e semântica cognitiva,descrevem o mesmo fenômeno,mas com conceitos e enfoques diferentes.
Ao longo do trabalho teremos a presença do objeto de estudo da semântica, com isso, pensemos nesta pergunta “Qual é o objeto de estudo da semântica?”. Com este ponto de partida baseando se em estudiosos da área, logo temos a seguinte resposta “A semântica tem como objetivo procurar descrever o “significado” das palavras e sentenças, mas tal tarefa não é algo tão simples, uma vez que dentre os semanticistas não existe um consenso sobre o que se entende por “significado”.
Portanto, neste trabalho a tarefa é abordar o que a semântica estuda com foco na semântica da enunciação, através de exemplos com base em estudiosos da área.

1. Semântica

Em relação à linguagem e à escrita temos diversos campos, entre eles estão a sintaxe, a morfologia, a pragmática, a semântica, este último é um campo no qual busca compreender as questões relacionadas ao significado das palavras e sentenças. Em lingüística A palavra semântica é uma palavra de

Relacionados