Semana de engenhearia

2986 palavras 12 páginas
SEMANA DE ENGENHARIA SET/2009 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Professora – Regina Brabo
OBJETIVOS Este curso tem como objetivo capacitar profissionais em formação, a desenvolver conhecimento e dominar as técnicas de representação gráfica com vistas a compreender e interpretar a leitura de plantas no campo das Engenharias e Arquitetura.
EMENTA Elementos de um projeto arquitetônico, legendas e convenções gráficas, escala, locação de obra, salubridade, conforto e eficiência energética nas edificações, introdução à análise crítica de projetos, escadas (tipos, leitura e marcação), telhados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) Instrumentos e materiais a. Normas ABNT 2) Dimensionamento e escalas a. Escalas b. Cotas 3) Convenções e símbolos a. Paredes b. Portas c. Janelas/balancins d. Níveis 4) Projeto arquitetônico completo a. Planta baixa b. Cortes c. Elevações d. Cobertura 5) Projetos Complementares a. Estrutura b. Hidro-sanitário c. Elétrico 6) Escadas e Rampas (acessibilidade) a. ABNT NBR 9050/2004
O que é um Projeto Arquitetônico ?
• Conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras. • fases: – Estudo Preliminar • Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
– Anteprojeto • Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc...). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
– Projeto Executivo • Apresenta, de forma clara e organizada, TODAS as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.
1. INSTRUMENTOS E MATERIAIS
A representação gráfica do desenho em si corresponde a um

Relacionados

  • Psicologia organizacional
    5727 palavras | 23 páginas