Semana da Arte Moderna de 1922

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 18 de março de 2014



Sumário


A Semana de 22 4
Independência e sorte 5
Um grupo importante de renovadores 6
Os primórdios da Arte Moderna no Brasil 7
Revolução em marcha 8
Manifesto Pau-Brasil 9
Manifesto Antropófago 10
Manifesto do Verde-Amarelo ou Escola da Anta 11





A Semana de 22

A semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de SãoPaulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos.
A produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem contudo perder o caráter nacional, era uma das grandes aspirações que a Semana tinha em divulgar.
























Independência e sorte

Inserida nas festividades em comemoração docentenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX.
Seria, então, um movimento pela independência artística do Brasil.
Os jovens modernistas da Semananegavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas.
Até aí, nenhuma novidade em renovação. Mas, partindo desse ponto, pretendiam utilizar tais modelos europeus, de forma consciente, para uma renovação da arte nacional, preocupados emrealizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em relação à arte produzida na Europa.



















Um grupo importante de renovadores

De acordo com o catálogo da amostra, participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zita Aita, Vicente de Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado,John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos.
Marcavam presença, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haaberg, com esculturas; Antônio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
Além disso, havia escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, ÁlvaroMoreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.
Na Música, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.




Os primórdios da arte moderna no Brasil

Em 1913, estivera no Brasil, vindo da Alemanha, o pintor Lasar Segall. Realizou uma exposição em São Paulo e outra em Campinas, ambas recebidas com uma friapolidez. Desanimado, Segall seguiu de volta à Alemanha, só retornando ao Brasil dez anos depois, quando os ventos sopravam mais a favor.
A exposição de Anita Malfati em 1917, recém chegada dos Estados Unidos e da Europa, foi outro marco para o Modernismo brasileiro.
Todavia, as obras da pintora, então afinadas com as tendências vanguardistas do exterior, chocaram grande parte do público, causandoviolentas reações da crítica conservadora. A exposição, entretanto, marcou o início de uma luta, reunindo ao redor dela jovens despertos para uma necessidade de renovação da arte brasileira.
Além disso, traços dos ideais que a Semana propunha já podiam ser notados em trabalhos de artistas que dela participaram (além de outros que foram excluídos do evento).
Desde a exposição de Malfatti, havia dadotempo para que os artistas de pensamentos semelhantes se agrupassem.
Em 1920, por exemplo, Oswald de Andrade já falava de amplas manifestações de ruptura, com debates abertos.




Revolução em marcha

Entretanto, parece ter cabido a Di Cavalcanti a sugestão de “uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulistana.”
Artistas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semana da arte moderna de 1922
  • Semana de arte moderna de 1922
  • Semana de Arte moderna de 1922
  • semana de arte moderna de 1922
  • semana de arte moderna de 1922
  • semana de arte moderna de 1922
  • Semana da Arte Moderna de 1922
  • Semana de arte moderna de 1922

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!