Semana 2 Respondico

950 palavras 4 páginas
Caso Concreto
Semana 02
a) Pelo trecho acima podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral?
Resposta: Sim, pois o mesmo explica que o direito é um dever e a moral é uma regra, que pode ser cumprida ou não.
b) Caracterize a conduta de Ana Maria no contexto desta relação entre Moral e Direito
Resposta: A traição de Ana Maria foi uma moral que ela mesma criou para si, e colocou acima da norma do direito.
Moral são regras de condutas criadas pela sociedade, onde não há nenhum tipo de punição do estado contra. No caso a mesma não pode ser punida pelo estado, com relação a sua imoralidade, pois é incoercível. Ana Maria tem autonomia para escolher trair ou não.

Algumas características da narrativa jurídica
 Impessoalidade
 Verbos no passado
 Paragrafação
 Elementos constitutivos da demanda (Quem quer? O quê? De quem? Por quê?)
 Correta identificação do fato gerador
 Narrativa jurídica simples
 Narrativa jurídica valorada
 A construção de versões
No Direito, é de grande relevância o que se denomina tipologia textual: narração, descrição e dissertação. O que torna essa questão de natureza textual importante para o direito é a sua utilização na produção de peças processuais, como a Petição Inicial, a Contestação, o Parecer, a Sentença, entre outras, podendo cada uma delas apresentar diferentes estruturas, a um só tempo. A Petição Inicial pertence a um gênero híbrido do discurso jurídico, o que exige do profissional do direito o domínio pleno desses tipos textuais.
Assim, ainda que cada gênero textual tenha sua relevância na estrutura redacional das peças processuais, não se pode desconsiderar que, se não há o acesso aos fatos, não há como dizer o direito. Portanto, em um primeiro momento, o operador deve saber contar, com habilidade, a história a partir da qual se pretende verificar a violação de um direito subjetivo. Não por outra razão, o primeiro tipo a ser aqui observado mais atentamente é o da narração.
A

Relacionados