SEMANA 1 A 4 DE CIENCIA POLTIICA - ESTACIO

395 palavras 2 páginas
SEMANA 1
CASO CONCRETO:
Respostas:
1. O espaço social que a palavra política se refere, é o espaço público, pois a educação, assim como o projeto inicial dos CIEPs atinge principalmente de um modo geral toda a sociedade e suas classes, que é de responsabilidade pública seus atos e consequências.
2. Há uma grande importância da retórica para a política, pois, para a política, argumentar, explicar, fazendo com que o outro que esteja participando seja convencido de que aquele discurso foi o melhor e absorva tudo que foi dito é extremamente importante.
SEMANA 2
CASO CONCRETO:
Respostas:
1. A retórica é uma dinâmica de comunicação dos atores políticos, ou seja, a razão ideológica de identificação imaginaria da verdade política. A retórica é a arte de convencer o interlocutor na oratória ou em outros meios de comunicação.
2. A retórica por sua vez com o intuito de convencer o publico que pretende alcançar, se relaciona com a política para facilitar, e despertar a emoção das pessoas para adquirir votos. Como, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff, do PT, que “defende”, enfaticamente, o SUS – e isso é contestável do referido programa -, embora seu tratamento contra o câncer não tenha sido realizado em hospital do SUS, mas em uma das instituições hospitalares mais luxuosas e cara do Brasil. Nesse contexto, se tratando de discursos políticos, o valor da retórica torna-se ainda maior.
SEMANA 3
CASO CONCRETO
Resposta:
1. O homem civil é apenas uma unidade fracionaria que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcançar. O que com ele ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. No estado civil é privado das vantagens da natureza, no entanto, suas ideias se ampliam e sua alma se eleva.
SEMANA 4
CASO CONCRETO:
Respostas:
1. A expressão “monopólio legitimo da força”,

Relacionados