Sem t tulo 1

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Demanda

Demanda individual são as várias quantidades que o consumidor está disposto a adquirir a todos os preços alternativos, num determinado período de tempo, tudo o mais permanecendo constante. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
A quantidade de um bem que oscompradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se umconsumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo. Presume-se, dado a uma lógica comportamental deste indivíduo, que ele sempre buscará obter o máximo de satisfação individual em cima do preço que gasta no consumo daquele produto. Para a economia mais tradicional, isto é o chamado axioma da maximização da utilidade.
Estabelecido,ainda que de modo bastante ortodoxo o fator demanda do consumidor, é importante entender que este influenciará por sua vez outro fator, a oferta e seu respectivo movimento. Com isso, as empresas irão buscar uma maior sintonia com as preferências de seus consumidores e identificar a demanda por determinado produto ou serviço, permitindo ao produtor que se ajuste aos números do mercado.
Outro conceitodigno de atenção dentro do estudo da demanda do consumidor é o de elasticidade da demanda, que estabelece uma relação entre o preço e a quantidade consumida de determinado produto, sendo tais grandezas inversamente proporcionais.
A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminuide acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população etc.
A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja, se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.
Tipos de demanda
Negativa: quando o bem em questão não agrada os possíveisconsumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo;
Inexistente: acontece quando o bem é desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem;
Latente: ocorre no caso de se verificar uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um bem capaz de satisfazê-la;Declinante: é o caso de um produto que já teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo;
Irregular: verifica-se quando um produto é sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso a procura aumenta nessa altura;
Plena: é a demanda considerada ideal pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda previstos foram alcançados;Excessiva: quando a procura por um determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não conseguindo satisfazer a todos;

Fatores determinantes da demanda
A) O preço do bem: geralmente há uma relação inversa entre o preço do bem e quantidade demandada. Quando o preço do bem cai, os consumidores deverão aumentar seu desejo de comprá-lo.
B)Os gostos e preferências dosconsumidores: suponha uma campanha publicitária incentivando a população a beber mais leite mostrando o valor nutritivo e os benefícios que o leite traz para a saúde. O povo é despertado por essa propaganda e resolve tomar mais leite, ou seja, houve alteração de gostos e preferências dos consumidores pelo leite.
C) O número de consumidores: determina a permanência do produto no mercado. Quando procuramos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sem T Tulo 1
  • Sem T Tulo 1
  • Sem T Tulo 1
  • Documento Sem T Tulo 1
  • Sem T Tulo 1
  • Sem T Tulo 1
  • Sem t tulo 1
  • Sem T Tulo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!