Semáforo

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2015
resumo
Este Trabalho abrange sobre os conceitos do semáforo suas definições, sua importância e exemplos e modelos que podemos ver em nosso dia a dia.
Experiência como o semáforo inteligente e suas tecnologias para melhor fluidez e “saúde do transito”














Sumário
1 APRESENTAÇÃO....................................................4


2DESENVOLVIMENTO.............................................5


2.1 CONCEITOS BÁSICOS.......................................5


2.2 EXEMPLOS DE OPERAÇÃO DE SEMAFOROS.6


SEMAFORIZADOS



2.3 FORMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO NOS CRUZAMENTOS..8
3 SEMAFOROS INTELIGENTES..........................................................9







1 APRESENTAÇÃO
O semáforo passou a ser utilizando devido ao caos instalado nasvias provocado pela Revolução Industrial, deixando clara a necessidade de criação de dispositivos para o controle do fluxo formado, controle este autorizado através e por intermédio do semáforo.
Este dispositivo denominado semáforo se subdivide em dois tipos: os veiculares e de pedestres.


Os semáforos veiculares são formados por três focos de luzes de parte redonda, um de cor vermelha, outrode cor amarela e o terceiro de cor verde, já os semáforos para pedestres são formados por dois focos de parte quadrada ou retangular expressas por imagens de bonecos podendo ser de cor verde ou
O semáforo tem como principal objetivo liberar ou proibir o fluxo de tráfego.
Os semáforos são dispositivos que controlam através de pulsos elétricos a comutação das luzes, podendo ser feito de formamanual (guarda de trânsito) ou automática (decorrente programação).
O controle de tráfego segue algumas divisões que são: controle isolado do cruzamento, controle arterial de cruzamento e controle de cruzamento em área.
















2 DESENVOLVIMENTO

Em meados do século X, o semáforo passou a ser mais do que importante devido a necessidade de orientar o caos que setransformava o trânsito nas cidades europeias e americanas, decorrente principalmente do amplo avanço populacional provocado pela Revolução industrial acarretando a modernização das vias no início do século.
As ruas eram determinantes como sinônimos de progresso, chegaram a ter até 100 metros de largura em algumas cidades.
Nos Estados Unidos, a frota passou de 8 mil para 2,5 milhões de veículos, em apenas8 anos. Em virtude ao boom da frota de veículos nas ruas, somando ainda pedestres, bicicletas e carruagens se fez necessário a criação de um sistema ou dispositivo que viesse a organização, ou seja, controla o enorme fluxo formado.






















2.1 CONCEITOS BÁSICOS

Normalmente, a autorização de movimentos para os veículos de uma correte de tráfego é feita pormeio do semáforo.
O semáforo é um aparelho de controle de tráfego que, por meio de sinais luminosos transmitidos para motoristas e pedestres, alterna o direito de passagem de veículos e pedestre em interseções de duas ou mais vias.
Existem dois tipos de semáforos: os veiculares e os de pedestres.
o Semáforo veicular: é um aparelho composto por três focos de luz de parte redonda, um de corvermelha, outro de cor amarela e o terceiro de cor verde.
o Verde: os condutores de veículos que recebem a indicação luminosa nesta cor podem seguir em frente, virar à direita ou esquerda, a não ser que impedidos fisicamente por outro dispositivo de controle de tráfego ou por autoridade legal. Devem, no entanto, ceder o direito de passagem aos veículos ou pedestres que se encontrem legalmente na área dainterseção; o Amarelo: os condutores de veículos que recebem uma indicação luminosa nesta cor devem parar o veículo, antes de entrar na interseção, e permanecer parados até que recebam autorização de passagem através de luz verde ou autoridade legal. Caso não seja possível parar, sem risco para a segurança do tráfego, devem continuar em frente e cruzar a interseção; o Vermelho: os condutores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semáforo
  • semaforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!