Semáforo

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013

Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito depassagem na zona de conflito de uma interseção. O cálculo dos tempos no controle são gerados a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focaispermanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.


Primeiro semáforo – Londres 1868

O primeiro semáforo dedicado ao controle de fluxos de veículos, mostrado acima, começou a operar em 10 de Dezembro em 1868, em Londres, no cruzamento das ruas George e Bridge, perto do Parlamento. Foi projetado pelo engenheiro ferroviário J. P. Knight e possuia dois braços que, quando estendidoshorizontalmente significavam "Pare" e quando inclinados a 45 graus significavam "Siga com cuidado". À noite, uma lâmpada de gás verde e uma vermelha reforçavam as indicações dos braços. Uma particularidade curiosa é que dispunha de uma campainha que soava instantes antes de cada mudança de permissão de passagem. Entretanto, o equipamento explodiu 23 dias depois de entrar em operação, matando o polical que oestava operando e desincentivando novas invenções nesta área por um bom tempo.
O primeiro semáforo elétrico foi criado, em 1912, por Lester Wire, oficial da polícia de Salt Lake. Era bastante rústico e consistia numa caixa de madeira com uma cobertura inclinada para facilitar o escoamento da chuva e da neve. As lâmpadas eram pintadas de verde e vermelho e sua luz passava através de aberturascirculares feitas na caixa.
Em 1920, um policial de Detroit, chamado William Potts, construiu vários semáforos do tipo verde-amarelo-vermelho. Alguns foram montados no alto de "torres de trânsito" e eram operados manualmente por policiais ali posicionados. Outros foram fixados em cordoalhas sobre a pista. Os semáforos de Potts já eram muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. A figura abaixomostra um semáforo de quatro faces que está exposto no Museu Henry Ford, em Dearborn, Michigan, onde se lê a seguinte explicação:
"O primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920. Foi projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts. O seu formato épraticamente o mesmo dos semáforos atuais."

Critérios de implantação do semáforo

Deve ser realizado um estudo de engenharia que avalie as condições de trânsito, as características dos pedestres e a configuração física do local em questão a fim de determinar se a instalação de um semáforo é justificável num determinado local.
A investigação deve incluir análise dos fatores contidos nos oito critériosdescritos a seguir que forem aplicáveis ao local estudado, além da análise de outros fatores relacionados com sua operação e segurança.
Critério 1 – Fluxo veicular das oito horas
Critério 2 – Fluxo veicular das quatro horas
Critério 3 – Fluxo veicular na hora de pico
Critério 4 – Fluxo de pedestres
Critério 5 – Travessia de escolares
Critério 6 – Compactação de pelotões em eixos de semáforoscoordenados
Critério 7 – Histórico de acidentes
Critério 8 – Organização do trânsito em redes de semáforos
O simples cumprimento de um ou mais critérios não implica, automaticamente, na decisão pela implantação do semáforo.
Esclarecimentos :
As seções 8D.07 e 10D.05 deste Manual contêm informações a respeito da utilização de semáforos em vez de cancelas em passagens de nível ferroviárias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semáforo
  • semaforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!