Semáforo

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
Semáforo Antigamente

Uma das experiências enervantes da vida, nas grandes cidades, é o trânsito, quer para quem conduz quer para quem se desloca a pé.
Para quem tem de se deslocar de carro pelas atravancadas cidades, as filas são um pesadelo, minutos incontáveis perdidos enquanto se espera que o trânsito reinicie a marcha, enquanto se espera que o sinal mude para verde para que mais trêscarros passem antes do sinal mudar de novo para vermelho. Mas como começou o seu uso? Porquê estas cores? Quem e como decidiu a cor dos semáforos e o seu significado?
Os primeiros semáforos de trânsito [pic]
foram colocados em 1868 à frente do Palácio de Westminster, onde se situa o parlamento inglês, na cidade de Londres.
A parte mais antiga deste palácio data de 1097. (Não se confunda estepalácio com o palácio da Rainha, o Palácio de Buckingham). É numa das torres do Palácio de Westminster que está o famoso Big Ben.
O Palácio de Westminster não é habitado por um Rei desde o século XVI e desde o século XIII que o Parlamento inglês nele se reúne.
Esse primeiro semáforo tinha lâmpadas a gás e um polícia accionava uma manivela na sua base para mudar para a cor desejada. Infelizmente estesemáforo explodiu passado um ano (1869), ferindo o polícia que o operava.
Mas o primeiro semáforo eléctrico surgiu apenas 43 anos depois, em 1912, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah, EUA. Este semáforo tinha duas luzes: vermelho e verde.
O primeiro semáforo elétrico foi criado, em 1912, por Lester Wire, oficial da polícia de Salt Lake. Era bastante rústico e consistia numa caixa de madeiracom uma cobertura inclinada para facilitar o escoamento da chuva e da neve. As lâmpadas eram pintadas de verde e vermelho e sua luz passava através de aberturas circulares feitas na caixa.
Pouco depois, em Berlim, na Alemanha, foram construídas torres no meio de cruzamentos com cabines onde policiais ficavam sentados trocando as luzes o dia todo. Esse tipo de torre, que sofreu variações ao longodas décadas, foi bastante usada em Nova York a partir de 1916. Desde 1912, sucessivas invenções ganharam notoriedade nos Estados Unidos, onde foram criados os princípios usados até hoje.

Em 1920, um policial de Detroit, chamado William Potts, construiu vários semáforos do tipo verde-amarelo-vermelho. Alguns foram montados no alto de "torres de trânsito" e eram operados manualmente por policiaisali posicionados. Outros foram fixados em cordoalhas sobre a pista. Os semáforos de Potts já eram muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. A figura abaixo mostra um semáforo de quatro faces que está exposto no Museu Henry Ford, em Dearborn, Michigan, onde se lê a seguinte explicação:

"O primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado nocruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920. Foi projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts. O seu formato é praticamente o mesmo dos semáforos atuais." [pic] [pic]

Em 1914, foi instalado em Cleveland, estado do Ohio, EUA um sistema similar, com as mesmas duas luzes e uma buzina para avisar da mudança de cor.
Mas cada semáforo era independente eera operado individualmente.
Foi novamente na cidade de Salt Lake, 5 anos após o inicial (1917) que os primeiros semáforos interligados foram montados. Eram 6 e mudavam todos de cor no sentido de manter coerente o sentido do trânsito.
Mas estes eram semáforos operados manualmente e foi preciso esperar por 1922 (outros 5 anos) para que um sistema automático surgisse, também nos EUA, na cidade deHouston, Texas. (Houston, we have a problem... with Bush...)
Passados 5 anos surgiram os primeiros semáforos eléctricos automáticos na Europa.
Foi na cidade de Wolverhampton em 1927.
(é curiosa esta sequência constante de 5 anos ligada aos semáforos...)
Mas qual a razão para as cores usadas nos semáforos? Porquê vermelho, amarelo e verde?
Bem, tudo começou na verdade com comboios e com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • semaforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!