Semáforo Fuzzy

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Análise do artigo: ESTUDO PARA APRIMORAMENTO DA OPERAÇÃO DE CONTROLADORES SEMAFÓRICOS FUZZY

Bianca Rodrigues
Cássia Araújo
Emelly Pendek
Helen Colette
William Pereira

6º Logística Tarde – 2/2014

Nas áreas urbanas, o método de controle nas intersecções é utilizando-se o semáforo. Os semáforos são dispositivos utilizados com o objetivo de ordenar o tráfego. (AKISHINO, Pedro). Ele podeatuar de modo isolado ou de forma distribuída, e ter sua programação definida a partir de dados históricos do tráfego ou ainda responder em diferentes níveis, às solicitações do tráfego nas aproximações das interseções.
A característica robusta da lógica fuzzy tornou-se imprescindível quando se trata do âmbito semafórico. Esta tecnologia foi devidamente testada para checar sua aplicação emredes, assim otimizando o sistema. A utilização da lógica fuzzy para o controle semafórico proporcionou resultados promissores desde os trabalhos iniciais indicados por Pappis e Mamdani (1977) até os testes em campo realizados por Niittymäki (2001). É relevante destacar que a estrutura dos controladores semafóricos fuzzy (CSF) desenvolvidos para a operação de interseções isoladas é, em sua maioria,muito similar. Ou seja, os antecedentes e os consequentes das regras fuzzy, bem como outros elementos do controlador (por exemplo, tipo de controlador fuzzy, tipo de base de regra, tipo de função de pertinência, métodos de defuzificação) são similares para a maioria dos estudos apresentados (Pappis e Mamdani, 1977; Favilla et al., 1993; Chiu e Chand, 1993; Kim, 1997; Niittymaki, 1998; Murat eGedizlioglu, 2002).

O controlador semafórico fuzzy é um controlador automático atuado pelo tráfego com algumas características específicas, ou seja, em sua estrutura há elementos componentes de um sistema fuzzy: interface de fuzificação, base de conhecimento, lógica de tomada de decisão, interface de defuzificação (Nittymäki, 1998).
O artigo analisado é um aprimoramento da operação de controladoressemafóricos fuzzy. O artigo aborda um aperfeiçoamento nas intersecções dos fluxos de tráfego. Sua relevância está na diminuição de trânsito (congestionamento) utilizando a lógica Fuzzy, em outras palavras semáforos inteligentes onde em uma extensão analisada, altera ciclos de sinais, tempo verde e vermelho e gera uma melhor distribuição e diminuição de trânsito nosistema.
O artigo mostra que os ajustes realizados em cada extensão individualmente melhora a eficiência do controlador semafórico fuzzy. Utilizando a estruturação padrão de resumo abstract, introdução, referencial teórico e conclusão o artigo foi bem estruturado com 7 tabelas e 1 diagrama, na questão de entendimento o artigo ficou confuso pelo fato de a maioria das tabelas se basearem nos casosanalisados no artigo (caso 1,4 e 7), onde a partir da tabela 5 em diante pela falta de dados claros em relação a cada caso pesquisado deixando o artigo em determinados pontos de difícil interpretação. As tabelas feitas têm como objetivo a análise de dados em determinados fluxos e extensões, analisando os fluxos fixos e variáveis em intervalos calculados em determinados volumes como baixo, médio e alto edessa forma estar dentro dos limites dos ciclos segundo o DENATRAN que é de 30 a 120 segundos e durante o artigo foram analisados 15 ciclos. Na questão bibliográfico foi visto nos artigos analisados nomes clássicos de fonte primordial para a construção de um artigo com base em lógica fuzzy, nomes como Niittymaki, Pappis e Mamdani, Naktsuyama, Lee e Kwang e Kim.

Detalhamento do controlador deNiittymaki e Pursula
Neste modelo a lógica fuzzy atua em dois sentidos primeiro para a sequencia de fases e o segundo determinar o valor das extensões de verde, para indicar a necessidade de verde para cada fase. Neste controlador as condições de trafego são avaliados ao longo de 100metros numa zona de aproximação, o tempo mínimo é de 5 segundos e o sistema permite até 5 intervenções.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fuzzy
  • Semaforo
  • Semáforo
  • semaforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Fuzzy
  • Semáforo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!