Selecção e recrutamento

Páginas: 8 (1755 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Resumo

A maioria das empresas de pequeno porte, não costuma desenvolver um trabalho técnico na área de recursos humanos e não sabe como este factor é de grande importância. A não valorização desta actividade pode causar sérios prejuízos a uma empresa, pois o trabalho cuidadoso de recrutamento e selecção pode gerar diversas vantagens a uma organização, como adequação dos trabalhadores emrelação aos cargos/postos que ocupam, facilitando a motivação e a produtividade, redução da necessidade de treinamento, redução de rotatividade do staff, etc.

Por outro lado, temos as grandes empresas que estão conscientes da importância do departamento de recursos humanos, dando subsídios aos seus gerentes, fornecendo assim, o máximo de informações possíveis, sabendo, no final, que estes trarão áempresa, funcionários qualificados. O processo selectivo de pessoal, tornou-se nos dias correntes, de vital importância para as empresas.

Diversas razões levam a uma organização solicitar um novo funcionário, quer seja por motivos de despedimento, saída voluntária, óbito, reforma, quer mesmo por promoção.

Ao ocorrer qualquer um destes pontos, o processo de recrutamento e selecção inicia-se. Oponto de partida, centra-se nas necessidades futuras que a empresa procura para a vaga em questão. Isto feito, e após um conjunto de entrevistas e testes, é possível identificar o profissional mais qualificado para a devida vaga.

É importante também, que a empresa ofereça recursos para que o funcionário sinta-se valorizado e estimulado profissionalmente e em consequência deste entrosamento,poderá-se observar uma evolução maior entre patrão e empregado, derivando daí, grandes vantagens para ambos.

Palavras-Chave: Empresas; Recursos Humanos; Recrutamento; Selecção.

Apresentação

O trabalho aqui apresentado consiste em explanar os conceitos actualizados de Recursos Humanos, mais especificamente na área de recrutamento e selecção de pessoal.

Embora já tenhamos um conhecimentomais aprofundado nesta área, é possível observar que muitas empresas ainda se encontram despreparadas para encontrar profissionais competentes no mercado de trabalho, ou mesmo para treinar os seus proprios funcionários correctamente.
“Colocar a pessoa certa no lugar certo” é o lema que todos os departamentos de recursos humanos tentam implementar em todas as empresas que facultem os seusserviços.

O nosso objectivo é exactamente demonstrar nas páginas que se seguem, todo o processo de recrutamento e selecção utilizado para se conseguir bons profissionais em áreas correspondentes, colaborando também desta maneira para a evolução da empresa.

1. Introdução

Apesar de já não vermos muitas empresas a abdicar dos serviços oferecidos pelos Recursos Humanos, ainda no podemos deparar comempresas totalmente despreparadas para lidar com aqueles que se destacam através dos seus talentos.

A selecção de pessoas faz parte do processo de provisão de pessoal, vindo logo depois do recrutamento.

Recrutamento é uma actividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento da entrada, portanto, uma actividade positiva e convidativa. O objectivo básico do recrutamento é abastecer oprocesso selectivo da sua matéria-prima básica: os candidatos.
Selecção é uma actividade obstativa/impeditiva de escolha, de opção e decisão de entrada, de classificação e, portanto, restritiva. Objectivo da selecção é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maior probabilidade de se ajustar ao cargo disponível e desempenhá-lo correctamente.

Além de servir para obterinformações sobre outra pessoa, uma entrevista é o principal método de selecção de uma empresa e é através dela que a empresa escolhe os seus futuros funcionários.


2. Recrutamento
De um modo genérico, poder-se-á dizer que o Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Pode-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recrutamento e seleccao
  • recrutamento e seleccao
  • Recrutamento e selecção
  • Recrutamento e selecção
  • Recrutamento e Selecção
  • Recrutamento e selecção
  • Selecção e recrutamento
  • Recrutamento, Selecção e Integração em gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!