SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CULTURA CORPORAL: O JOGO/BRINCADEIRA COMO TEMÁTICA

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CULTURA CORPORAL: O JOGO/BRINCADEIRA COMO TEMÁTICA


JANUÁRIO, Pabllo Guarnier Gomesi;
SILVA, Hugo Leonardo Fonseca daii.

Palavras–chave: pedagogias críticas; Educação Física escolar; currículo; jogo/brincadeira.


JUSTIFICATIVA / BASE TEÓRICA

Este projeto está integrado ao projeto principal “EducaçãoFísica Escolar: organização do trabalho pedagógico, estruturação e dinâmica curricular”, que, segundo Silva (2007), aborda a área acadêmica e pedagógica da Educação Física num processo de auto-reflexão sobre seus pressupostos teórico-metodológicos e busca superar tendências conservadoras que caracterizam o pensar e o fazer da Educação Física, conformando seu cabedal de idéias, teorizações eproposições metodológicas que influenciam a produção de conhecimento e a prática pedagógica no âmbito escolar.
Nesta pesquisa, busca-se efetivar tais proposições de superação por meio de pólos que compõe o currículo escolar. Pois, segundo Coletivo de Autores (1992) o currículo vincula a teoria geral do conhecimento com a psicologia cognitiva, dando fundamentação científica e lógica à prática pedagógica eproporcionando uma análise dentro do processo de escolarização, alicerçados pela realidade social e pela realidade do aluno, tendo como objeto a reflexão do discente frente ao conhecimento científico.
Assim, a qualidade, a profundidade e os valores presentes nessa reflexão são determinados por características como a natureza da seleção do conteúdo, a forma com que este é apresentado à escola, bemcomo sua perspectiva epistemológica, filosófica e ideológica. Portanto, neste projeto, vamos nos ater principalmente ao pólo que consiste no Trato do Conhecimento, se referindo às condições para a assimilação e transmissão do saber na escola, e nesta perspectiva, sistematizados de forma que apontem possibilidades pedagógicas que superem a atual situação da área e proporcione a leitura real darealidade. (COLETIVO DE AUTORES, 1992).
O foco será neste pólo, pois o mesmo reflete uma direção epistemológica e informa os requisitos para selecionar, organizar e sistematizar os conteúdos de ensino, que partem de conteúdos universais para se tornarem conteúdo autônomos, incorporados e reavaliados a partir da realidade social, se ligando à significação humana e social do aluno. (idem)
O projeto,então, está baseado na necessidade de construção de um Trato Pedagógico dessa área de conhecimento e intervenção pautado nas teorias críticas referentes à abordagem dos elementos da cultura corporal, dentro dos princípios do movimento renovador da Educação Física. Por sua vez, o universo de conhecimentos e saberes em âmbito cultural que foi selecionando para fins de transmissão no interior dasinstituições escolares e para compor o currículo da Educação Física Escolar na visão proposta refere-se ao conteúdo Jogo/Brincadeira1.
A importância desta proposta voltada especificadamente ao conteúdo Jogo/Brincadeira está na forma em que este se apresenta na realidade concreta, na forma que se materializa e interfere na construção da consciência humana, onde se observam ideologias hegemônicasinfluenciando na realidade da cultura humana por meio deste conteúdo, havendo um controle social influenciado, por exemplo, por meio dos jogos industrializados. (PALAFOX et.al., 2000)
O Jogo/Brincadeira dentro da Educação Física está inserido em uma lógica de produção em que os objetos prontos do mesmo substituem o imaginário criador da criança, muitas vezes encarado apenas como um lazer, umentretenimento, outras vezes é influenciado pela lógica do esporte espetáculo ou até mesmo passa a representar um simples mecanismo de liberação de energia, aonde, nestas vertentes vai contra o desenvolvimento crítico dos sujeitos, histórico e hegemonicamente atuando como conformadores e como mecanismos ideológicos de controle, induzindo ao consumo e apropriação dos valores éticos-morais veiculados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos de empresas: uma estratégia para o ensino
  • A importância dos jogos e brincadeiras na aquisição do conhecimento
  • Projeto: Brincadeiras e Jogos: Construindo conhecimentos
  • Cultura- Jogos e Brincadeiras de outros paises
  • Cultura brasileira
  • Os jogos e brincadeiras como instrumento metodológico de ensino.
  • Metodologia de Ensino das Artes, dos Jogos e Educação Corporal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!