Seleção de materiais

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Disciplina: Materiais de Construção Mecânica II/Seleção de Materiais
Lista de exercícios
-Fazer em grupo
-Entregar no dia da prova (11/05)
-Vai valer nota (de 0 a 2 pontos)

Aula 14
1. Qual a diferença básica entre deformação elástica e deformação plástica? R: Deformação plástica é uma deformação permanente, enquanto que a elástica não, ou seja, quando deformamos o material ele retorna aoseu formato anterior.
2. Como a deformação plástica está relacionada com as discordâncias? R: As deformações plásticas correspondem ao movimento de um grande número de discordâncias, a habilidade de um metal deformar plasticamente depende, basicamente, da movimentação de suas discordâncias.
3. O que é um mecanismo de aumento de resistência mecânica, e em que princípio se baseiam os mecanismosde reforço? R: São métodos que visam auferir maior dureza aos metais. E se baseiam em um princípio simples: Quanto maior for a restrição ao movimento de discordâncias, maior será a resistência de um material metálico.
4. Quais são os quatro principais mecanismos de aumento de resistência mecânica em ligas metálicas? R: a- Endurecimento pela redução do tamanho do grão. b- Endurecimento pelaformação de solução sólida. c- Endurecimento por encruamento. d- Endurecimento por dispersão de partículas.
5. Descreva de forma sucinta como cada um dos quatro mecanismos da pergunta anterior aumenta a resistência mecânica dos metais.R: Endurecimento pela redução do tamanho do grão: materiais com grãos finos são mais resistentes que materiais com grãos grosseiros por que sua área de contorno de grão émaior e assim dificulta a movimentação de discordâncias. Endurecimento por formação de solução sólida: Consiste na adição de elementos de liga que se alojam nos interstícios dos grãos dando maior resistência ao metal. Endurecimento por encruamento: processo de endurecimento, no qual um metal dúctil torna-se mais resistente e duro na medida em que é deformado plasticamente. Endurecimento pordispersão de partículas: são defeitos planares em uma liga e interferem na movimentação de discordâncias provocando assim, aumento de resistência e dureza.
6. Determine o tamanho de grão ASTM (G) de uma liga metálica em que são medidos 45 grãos por polegada quadrada com um aumento de 100 X.
7. Para um tamanho de grão ASTM igual a 6, aproximadamente quantos grãos por polegada quadrada seriam vistos com umaumento de 100 X?
8. O limite de escoamento para um aço quem tem um diâmetro de grão de 0,01 mm é de 230 MPa. Com um diâmetro de grão de 0,006 mm o limite de escoamento sobe para 275 MPa. Com que diâmetro de grão o limite de escoamento será de 310 MPa?
9. Calcule o limite de resistência mecânica e a dutilidade de uma barra cilíndrica de cobre que é trabalhada a frio de tal forma que o seudiâmetro é reduzido de 15,2 mm para 12,2 mm.
10. Duas amostras de um mesmo metal serão encruadas. As seções transversais dessas amostras apresentam as seguintes características:
- Amostra 1: seção circular. Diâmetro inicial: 18,0 mm. Diâmetro final: 15,9 mm.
- Amostra 2: seção retangular. Dimensões iniciais: 20x50 mm. Dimensões finais: 13,7x55,1 mm.
Pergunta: qual das duasamostras ficará mais dura após o encruamento?

Aula 15
11. O que são tratamentos térmicos? R: São um conjunto de operações que tem por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
12. Quais os objetivos dos tratamentos térmicos? R: Tem como objetivo alterar suas propriedadesou conferir-lhes características determinadas para um determinado tipo de aplicação.
13. Explique de forma sucinta os seguintes tratamentos térmicos:
a. Recozimento pleno. R: Aquecimento acima da zona crítica e resfriamento lento, dentro do forno.
b. Recozimento subcrítico. R: Aquecimento abaixo da zona critica e resfriamento lento também dentro do forno.
c....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seleção materiais
  • seleção dos materiais
  • Seleção de materiais
  • Seleção de Materiais
  • Seleção de materiais
  • seleçao materiais
  • Seleção de materiais
  • Seleção de Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!