Sel330 Lab 4 MCC P01 2014 Versao3

906 palavras 4 páginas
SEL330 – LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

PRÁTICA #4–MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA – PARTE 1

CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO COMO GERADOR E MOTOR

Professores:Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.

OBJETIVOS:
Esta prática tem como objetivo principal familiarizar os alunos com a máquina de corrente contínua por meio da realização de ensaios que permitam caracterizar a operação da máquina configurada como gerador e como motor. Como objetivos pontuais, destacam-se os seguintes:
Operação como gerador: visualização da forma de onda da tensão retificada e antes da retificação; verificação da relação da tensão de armadura com o fluxo magnético produzido pelo enrolamento de campo.
Operação como motor: verificação da relação entre a velocidade do motor e o fluxo magnético produzido pelo enrolamento de campo.
Familiarizar os alunos com o procedimento de partida de motores síncronos.

DISPOSITIVOS EM ESTUDO
Identifique a máquina de corrente contínua e a máquina síncrona. Para cada um desses dispositivos, preencha a tabela a seguir:

Máquina CC
Máquina Síncrona
Potência nominal

Número de polos

Tensão nominal da armadura

Corrente nominal da armadura

Tensão nominal do campo

Corrente nominal do campo

Velocidade nominal

PROCEDIMENTO 1: GERADOR CC – FORMA DE ONDA DA TENSÃO NA ARMADURA E NA BOBINA EXPLORATÓRIA 1) Configure a máquina CC como um gerador com excitação independente, acionada pelo motor síncrono(vide recomendação no final para dar a partida do motor síncrono). Desenhe um esquema de ligações e discuta com o professor. Monitore a tensão da armadura e a corrente de campo da máquina CC.
2) Utilize o motor síncrono para manter a máquina de corrente contínua girando à velocidade constante de 1800 rpm. Ajuste a corrente de campo da máquina CC para 200 mA e monitore com o osciloscópio a tensão de armadura e a tensão da bobina exploratória (a bobina

Relacionados