Sel330 Lab 2 Trafo P01 2014 Final

673 palavras 3 páginas
SEL330 – LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

PRÁTICA #2 – TRANSFORMADORES – PARTE 1

CIRCUITO EQUIVALENTE, RENDIMENTO E REGULAÇÃO DE TENSÃO

Professores: Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.

OBJETIVOS:
O principal objetivo desta prática é o levantamento dos parâmetros do circuito equivalente de um transformador de dois enrolamentos e seu emprego no cálculo da regulação e rendimento do transformador suprindo determinada carga. Espera-se que o estudante compreenda os ensaios necessários para a obtenção dos parâmetros do circuito equivalente do transformador e identifique os componentes de perdas em transformadores, relacionando-os com a regulação e o rendimento do equipamento.

PROBLEMA O rendimento e a regulação de tensão são dois fatores importantes para avaliar o desempenho de um transformador operando em carga. Ambos os valores podem ser determinados analiticamente conhecendo-se o modelo do circuito equivalente do transformador, bem como os seus parâmetros. Sendo assim, propõem-se os seguintes problemas: - Obter experimentalmente os parâmetros do circuito equivalente completo de um transformador de dois enrolamentos; - De posse dos parâmetros obtidos em laboratório, calcular o rendimento e a regulação do transformador, admitindo-o alimentando uma carga de 540 W com fator de potência unitário e tensão nominal de 220V; - Validar os cálculos realizando um ensaio de carregamento, empregando um conjunto de 9 lâmpadas incandescentes de 60 W disponível na bancada. Discutir as diferenças observadas entre os resultados teóricos e experimentais.

DISPOSITIVO EM ESTUDO

Para o transformador didático a ser ensaiado, configurá-lo para 110V no primário e 220V no secundário. Preencher os dados abaixo:
Potência nominal:
Corrente nominal no primário:______________
Corrente nominal no secundário: ______________
Relação de transformação teórica: ______________
Relação de transformação

Relacionados